Idioma EN
Contraste

Abertura de Echo, de Richard Serra

Debate

Com Cauê Alves, Iole de Freitas, Lorenzo Mammì e Sônia Salztein

Quando

23 de fevereiro de 2019, sábado, às 11h

Entrada gratuita

Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Cineteatro
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Primeira escultura do artista americano Richard Serra aberta à visitação pública permanente na América Latina, Echo (2019) será inaugurada no IMS Paulista dia 23, às 11h. Na abertura, a longa e premiada trajetória de Serra, um dos grandes nomes da arte contemporânea mundial, será comentada pelos críticos Cauê Alves, Lorenzo Mammì e Sônia Salzstein, e pela artista Iole de Freitas.

Composta por duas placas de aço de 18,6m de altura, cada uma pesando 70,5 toneladas – refletindo a equilibrada tensão entre peso e leveza que marca o trabalho de Serra –, Echo foi realizada especificamente para o IMS e está instalada no jardim externo do centro cultural, atrás do restaurante Balaio.

A escultura soma-se a outras obras monumentais do artista em exposição permanente em diversas partes do mundo, integradas a espaços urbanos ou à natureza.

Echo, de Richard Serra, no IMS Paulista. Foto de Maria Clara Villas

Sobre os debatedores

Cauê Alves é doutor em Filosofia, professor do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP. Atualmente é curador geral do MuBE.  
 
Lorenzo Mammì é livre docente em Filosofia, professor da Universidade de São Paulo e crítico de arte e música. Foi curador de programação e eventos do Instituto Moreira Salles entre 2015 e 2018.
 
Sônia Salzstein é professora-titular de História da Arte e Teoria da Arte da Universidade de São Paulo, onde coordena o Centro de Pesquisa em Arte Moderna e Contemporânea. Publicou inúmeros estudos, abordando, entre outras, as obras de Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Antonio Dias, Iole de Freitas, Mira Schendel, Carmela Gross, Hélio Oiticica, Richard Serra e Waltercio Caldas. 
 
Iole de Freitas é artista plástica e participou de importantes mostras internacionais, como 9ª Bienal de Paris, 15ª Bienal de São Paulo, 5ª Bienal do Mercosul e da Documenta 12, em Kassel, Alemanha. Além de individuais e coletivas em várias cidades do mundo, seus trabalhos integram importantes coleções, entre as quais, MAC – Museu de Arte Contemporânea de São Paulo; MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo;  Bronx Museum (EUA); Winnipeg Art Gallery (Canadá); e Daros Foundation (Suíça).

Como participar

Entrada gratuita.

Distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de 1 senha por pessoa.


Vídeo


Conteúdo relacionado


Mais eventos

Mais IMS