Idioma EN
Contraste

Abertura da exposição

Mario Cravo Neto: espíritos sem nome

Conversa

Com Christian Cravo, Luiz Camillo Osorio, Mariana Newlands e Sergio Burgi. Relacionada à exposição Mario Cravo Neto: espíritos sem nome

Quando

10 de maio de 2021, segunda, às 18h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Concebida em parceria com o Instituto Mario Cravo Neto, a exposição em debate revisita fundamentalmente a produção fotográfica que consagrou a carreira diversificada do artista baiano. A seleção apresenta as principais séries produzidas ao longo de sua trajetória entre as décadas de 1960 e 1990. O IMS Paulista exibe em sua Galeria 1 um total de 322 itens, incluindo, além de fotos, um conjunto de vídeos, desenhos, álbuns, documentos e instalações com a assinatura Cravo Neto.

Para marcar a abertura da exposição haverá uma conversa ao vivo sobre Mario Cravo Neto, reunindo o curador Luiz Camillo Osorio, a assistente de curadoria Mariana Newlands, o coordenador do acervo de Fotografia do IMS Sergio Burgi e Christian Cravo, presidente do instituto que leva o nome do seu pai.

Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Sobre os participantes

Christian Cravo
Fotógrafo nascido em Salvador, expôs em vários países e publicou diversos livros, entre eles Irredentos (2000), Roma noire, ville métisse (2005) e Exu iluminado (2012). Recebeu prêmios como o Mother Jones Photo Fund for Documentary Photography (EUA) e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2016, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premiou Luz e Sombra, realizada no Museu Afro-Brasil, como melhor exposição fotográfica de 2015. É presidente do Instituto Mario Cravo Neto.

Luiz Camillo Osorio
Professor Associado do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015 foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015 foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Entre outras curadorias independentes, destacam-se a da exposição Calder e a arte brasileira no Itaú Cultural em 2016 e a do 35º Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP em 2017.

Mariana Newlands
Assistente de curadoria e pesquisadora no departamento de Fotografia do Instituto Moreira Salles, além de designer gráfica especializada em livros e ilustradora. Formada em Desenho Industrial/Comunicação Visual pela PUC-Rio, é também Mestre em Letras/Teoria Literária pela mesma instituição.

 

Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.


Como participar

Quando
10 de maio de 2021, segunda, às 18h

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Fique em casa. Se precisar sair, use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite qualquer tipo de aglomeração.


Exposição relacionada