Idioma EN
Contraste

Os três centros culturais do IMS (São Paulo, Rio e Poços de Caldas) permanecem fechados ao público por tempo indeterminado. O prolongamento da restrição segue orientações das autoridades sanitárias em virtude do agravamento da pandemia de covid-19. Ficam adiadas – e sem novas datas definidas de abertura – as exposições Mario Cravo Neto: espíritos sem nome (SP), Arquivo Peter Scheier (Rio) e Limercy Forlin (Poços). O IMS seguirá avaliando a situação e, assim que possível, divulgará novas informações.

Mario Cravo Neto

Espíritos sem nome

Exposição

Entrada gratuita
Data a definir

IMS Paulista

Galeria 1
Avenida Paulista 2424

São Paulo/SP

Horário

Terça a domingo, das 12h às 18h.

AGENDAR VISITA (EM BREVE)    |   PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA

A exposição Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome nasce da parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Mario Cravo Neto, que reúne em comodato no IMS o acervo de cerca de 100 mil imagens do fotógrafo. Para a exposição, foram selecionadas aproximadamente 250 fotografias do acervo, além de esculturas, cadernos ilustrados, cartas e fotografias de tiragens originais do artista, entre outros, oriundos do acervo do IMCN, totalizando 319 itens. A trajetória do fotógrafo baiano Mário Cravo Neto começa em meados da década de 1960, mas será a partir de sua estadia de um ano em Nova York entre 1969 e 1970 que o trabalho fotográfico adquire de fato potência experimental. A partir dos anos 1970 e até sua morte prematura em 2009 sua obra conhecerá momentos diferentes, explorando atmosferas, texturas e temáticas variadas – dos magníficos retratos em fundo infinito, ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira, passando pelas não menos notáveis séries dos carros e metrô em NY, do fogo na paisagem, dos ninhos. Cravo Neto é dos primeiros fotógrafos a entrarem efetivamente no circuito das artes visuais e, certamente, um dos nossos maiores coloristas. Além de fotografias e objetos, serão mostrados também vídeos e séries de desenhos e pinturas em aquarela.

Curadoria
Luiz Camillo Osorio
Assistência de curadoria
Mariana Newlands
Online
expomariocravoneto.ims.com.br
#ExpoMarioCravoNeto

Percurso do visitante

Siga o caminho aqui indicado para evitar aglomerações na galeria

Visitação

Entrada gratuita
Data a definir

Terça a domingo, das 12h às 18h.

IMS Paulista
Galeria 1
Avenida Paulista 2424
São Paulo/SP

AGENDAR VISITA (EM BREVE)    |   PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA

Contato
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br
Imprensa
(11) 3371-4455
comunicacao@ims.com.br

Seleção de obras

Clique na imagem para ampliá-la

Sobre Mario Cravo Neto

 

Mario Cravo Neto (1947-2009) nasceu em Salvador, e dizia se sentir mais baiano do que brasileiro. O povo baiano, com suas festas, sua forte religiosidade, lhe ofereceu o material que nutriu boa parte de quatro décadas de fotografia. No início da carreira retratou em cor sua cidade, mas um grave acidente de carro, em 1975, que o imobilizou parcialmente durante um bom período, fez com que começasse a fotografar em estúdio, colocando pessoas e e objetos contra um fundo neutro. Alcançou reconhecimento internacional. (Mario Cravo Neto, 1980. Foto de Vicente Sampaio)


Eventos paralelos


Espíritos à espera

Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome segue sem nova data de inauguração, por conta das medidas sanitárias restritivas que ainda não permitem a retomada das atividades do IMS Paulista. Com 319 itens, sendo 250 fotografias do acervo do artista baiano, a Galeria 1 do centro cultural está praticamente pronta para receber o público desde o início de março, quando o recrudescimento da pandemia de covid-19 adiou a abertura da mostra retrospectiva, marcada inicialmente para 6/3. Enquanto o grande dia não chega, curta o making of da exposição neste vídeo de Maria Clara Villas.


Montagem da exposição

Clique na imagem para ampliá-la

Conteúdo relacionado


Itinerário da exposição

Rio de Janeiro, Brasil
Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome 
IMS Rio
11/9/2021 a 30/1/2022


Na loja do IMS