Idioma EN
Contraste

Abertura de Stefania Bril: desobediência pelo afeto

Abertura + conversa

Com Ileana Pradilla Ceron, Miguel Del Castillo, Cremilda Medina e Nair Benedicto

Quando

27/8/2024, terça

Abertura: a partir das 18h

Conversa: 19h

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

A exposição Stefania Bril: desobediência pelo afeto marca o retorno à cena cultural brasileira da obra da fotógrafa, crítica e curadora judia polonesa após trinta anos de sua última individual em São Paulo. Para celebrar sua obra e sua memória, na abertura, o IMS reunirá para uma conversa, além dos curadores Ileana Pradilla Ceron e Miguel Del Castillo, duas personalidades femininas que conviveram e trabalharam com Stefania, e que, assim como ela, possuem uma atuação engajada na constituição do campo fotográfico no Brasil a partir dos anos 1970: a jornalista Cremilda Medina e a fotógrafa Nair Benedicto. Festejar Stefania Bril assim é também uma forma de homenagear uma geração de mulheres que iniciou sua atividade profissional nos tempos difíceis da ditadura militar e que, em um meio preponderantemente masculino, lutou não só pela construção de seu próprio espaço de trabalho mas também pela criação de um âmbito social para a fotografia.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Menino lê gibi em carrinho de supermercado, Rua França, São Paulo, 1973. Foto de Stefania Bril. Acervo IMS / Arquivo Stefania Bril

Vídeo


Participantes

Ileana Pradilla Ceron
Bacharel em artes cênicas, com especialização em história da arte e mestrado em história social da cultura pela PUC-Rio. Nasceu em Bogotá e vive no Rio de Janeiro. É coautora de Kant: crítica e estética na modernidade (Senac) e da Coleção Palavra do Artista (Lacerda/CAHO), e autora de Marc Ferrez: uma cronologia da vida e da obra (IMS) e Galeria de Artistas: Centro Empresarial Rio 1983-1990 (FGV). É responsável pelo núcleo de pesquisa em fotografia no IMS.

 

Miguel Del Castillo
Escritor, tradutor, editor e curador. Carioca radicado em São Paulo, é autor do livro de contos Restinga e do romance Cancún (finalista do Prêmio São Paulo de Literatura), ambos publicados pela Companhia das Letras. Foi editor da Cosac Naify e do site da revista ZUM, manteve uma coluna sobre fotolivros no site da livraria Megafauna e desenvolve atualmente seu mestrado em literatura comparada na USP. É coordenador da Biblioteca de Fotografia do IMS.

 

Cremilda Medina
Jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autora de diversos livros nas áreas de comunicação, jornalismo e literatura, atuou na imprensa e na televisão. Entre 1975 e 1985 foi editora de artes no jornal O Estado de S.Paulo, onde abriu espaços de crítica e reflexão sobre cinema, artes plásticas, teatro, música e fotografia. Em 1986 voltou à USP para se dedicar à pesquisa e ao ensino na graduação e na pós-graduação em Ciências da Comunicação.

 

Nair Benedicto
Fotógrafa, formada em rádio e televisão pela ECA-USP. Militante durante o período da ditadura, trouxe sua atuação política para o campo da fotografia. Em 1979 foi cofundadora da Agência F4, que buscava a liberdade dos fotógrafos para produzir suas pautas e o autofinanciamento de seus projetos, além de lutar pelos direitos trabalhistas e autorais dos profissionais da imagem. Em 1991, fundou o Nafoto – Núcleo dos Amigos da Fotografia, com Stefania Bril e outros colegas. Nesse mesmo ano se desligou da F4 e fundou a N Imagens, que dirige até hoje.


Como participar

Quando

27/8/2024, terça
Entrada gratuita

Abertura da exposição
Visitação a partir das 18h.

Conversa com Ileana Pradilla Ceron, Miguel Del Castillo, Cremilda Medina e Nair Benedicto
Às 19h. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Onde

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Abertura da exposição: Galeria 1 - 6º andar
Conversa: Cineteatro - 3º andar


Exposição relacionada