Conversa + intervenção musical
Quando
19/10/2024, sábado, a partir das 10h.
Evento gratuito
Lugares limitados.
Mais informações abaixo
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Thomaz Farkas, como ser humano criativo, sempre foi agregador, inclusivo e realizava seus projetos em coletividade. Sua forma de viver acolhedora está expressa com clareza no título da presente mostra comemorativa de seu centenário de nascimento, Thomaz Farkas, todomundo. O título veio emprestado do filme homônimo de 1978-1980, com roteiro e direção do próprio Farkas.
Esse acolhimento é uma linha que procuramos simular como referência fundamental para a construção desta ampla mostra retrospectiva, baseada na clara percepção da sensibilidade e generosidade de Farkas, que acreditamos atravessar tanto o tecido poético de sua obra como o sentido político de sua atuação. Essa espécie de exposição “individual-coletiva” que aqui apresentamos busca restituir essa marca que ele seguiu de acordo com sua natureza, em toda sua atuação artística e institucional: a força do grupo, da contaminação, do aprendizado com o outro, da curiosidade acima de tudo, fazendo dos filmes e fotografias registros e espelhos de si: “Eu me identifico com todos e ao mesmo tempo não sou nenhum”, afirmou Farkas no retrato afetivo que Walter Lima Jr. faz dele no documentário Thomaz Farkas, brasileiro (2004).
O IMS convida “todomundo” para a abertura da mostra, dia 19 de outubro, às 10hrs, na sua sede Paulista; e para assistir a mesa de conversa entre os curadores Juliano Gomes, Rosely Nakagawa e Sergio Burgi neste mesmo dia, às 11hrs, em seu auditório.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 1981, concluiu em 1984 o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology SPAS/RIT(NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.
Rosely Nakagawa
Curadora e editora de arte e fotografia. Atuou em diversas instituições culturais, como a Galeria Fotoptica, fundada por ela e Thomaz Farkas em 1979, o Espaço Cultural Citibank, que criou e onde atuou como curadora de 1985 a 1990, a Casa da Fotografia Fuji, na qual foi curadora das exposições nacionais e internacionais de 1997 a 2004, e as Galerias FNAC no Brasil, onde foi curadora de 2004 a 2009 e publicou a coletânea de entrevistas Encontros com a fotografia. Realizou mostras como curadora independente no Brasil e no exterior, tendo em seu portfólio exposições e publicações de Anna Mariani, Fernando Lemos, Carlos Moreira, Luiz Braga, Tiago Santana, Martín Chambi, Keiichi Tahara, Luc Chessex, Pedro Lobo e outros. Editou livros de fotografia para tiragens especiais de autor e para as editoras Tempo d’Imagem e Edições SESC. Atualmente é gestora do Centro Cultural do Cariri, no Crato, interior do Ceará.
Juliano Gomes
É crítico de arte, diretor, curador e professor, com formação em Comunicação pela PUC-Rio e mestrado pela UFRJ. Redator na revista Cinética desde 2009, participou de júris de importantes festivais no Brasil e no exterior e publicou em diversas revistas e livros. Dirigiu curtas como ... (2007) e Nada haver (2022) e, desde 2009, programa a Sessão Cinética no IMS.
Clube de Choro de São Paulo
FICHA TÉCNICA
Allan Abbadia (trombone)
Deni Domenico (cavaco)
Grazi Pizani (trompete)
Lucas Brogiolo (percussão)
Yves Finzetto (pandeiro).
Quando
19/10/2024, sábado
Entrada gratuita
Abertura da exposição
Visitação a partir das 10h.
Intervenção musical com o Clube de Choro de São Paulo
Das 10h30 às 11h e das 12h30 às 13h.
Conversa com Sergio Burgi, Rosely Nakagawa e Juliano Gomes
Às 11h. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Onde
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Abertura da exposição: Galeria 2 e 3 - 7º e 8º andar
Intervenção musical: Praça - 5º andar
Conversa: Cineteatro - 3º andar