Idioma EN
Contraste

Abertura da exposição Thomaz Farkas, todomundo

Conversa + intervenção musical

Com Sergio Burgi, Rosely Nakagawa, Juliano Gomes e Clube de Choro de São Paulo

Quando

19/10/2024, sábado, a partir das 10h.

Evento gratuito

Lugares limitados.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Thomaz Farkas, como ser humano criativo, sempre foi agregador, inclusivo e realizava seus projetos em coletividade. Sua forma de viver acolhedora está expressa com clareza no título da presente mostra comemorativa de seu centenário de nascimento, Thomaz Farkas, todomundo. O título veio emprestado do filme homônimo de 1978-1980, com roteiro e direção do próprio Farkas.

Esse acolhimento é uma linha que procuramos simular como referência fundamental para a construção desta ampla mostra retrospectiva, baseada na clara percepção da sensibilidade e generosidade de Farkas, que acreditamos atravessar tanto o tecido poético de sua obra como o sentido político de sua atuação. Essa espécie de exposição “individual-coletiva” que aqui apresentamos busca restituir essa marca que ele seguiu de acordo com sua natureza, em toda sua atuação artística e institucional: a força do grupo, da contaminação, do aprendizado com o outro, da curiosidade acima de tudo, fazendo dos filmes e fotografias registros e espelhos de si: “Eu me identifico com todos e ao mesmo tempo não sou nenhum”, afirmou Farkas no retrato afetivo que Walter Lima Jr. faz dele no documentário Thomaz Farkas, brasileiro (2004).

O IMS convida “todomundo” para a abertura da mostra, dia 19 de outubro, às 10hrs, na sua sede Paulista; e para assistir a mesa de conversa entre os curadores Juliano Gomes, Rosely Nakagawa e Sergio Burgi neste mesmo dia, às 11hrs, em seu auditório.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Thomaz Farkas durante filmagem do filme Subterrâneos do futebol, São Paulo, SP, 1965.

Vídeo


Participantes

Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 1981, concluiu em 1984 o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology SPAS/RIT(NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.

 

Rosely Nakagawa
Curadora e editora de arte e fotografia. Atuou em diversas instituições culturais, como a Galeria Fotoptica, fundada por ela e Thomaz Farkas em 1979, o Espaço Cultural Citibank, que criou e onde atuou como curadora de 1985 a 1990, a Casa da Fotografia Fuji, na qual foi curadora das exposições nacionais e internacionais de 1997 a 2004, e as Galerias FNAC no Brasil, onde foi curadora de 2004 a 2009 e publicou a coletânea de entrevistas Encontros com a fotografia. Realizou mostras como curadora independente no Brasil e no exterior, tendo em seu portfólio exposições e publicações de Anna Mariani, Fernando Lemos, Carlos Moreira, Luiz Braga, Tiago Santana, Martín Chambi, Keiichi Tahara, Luc Chessex, Pedro Lobo e outros. Editou livros de fotografia para tiragens especiais de autor e para as editoras Tempo d’Imagem e Edições SESC. Atualmente é gestora do Centro Cultural do Cariri, no Crato, interior do Ceará.

Juliano Gomes
É crítico de arte, diretor, curador e professor, com formação em Comunicação pela PUC-Rio e mestrado pela UFRJ. Redator na revista Cinética desde 2009, participou de júris de importantes festivais no Brasil e no exterior e publicou em diversas revistas e livros. Dirigiu curtas como ... (2007) e Nada haver (2022) e, desde 2009, programa a Sessão Cinética no IMS.

 

Clube de Choro de São Paulo
FICHA TÉCNICA
Allan Abbadia (trombone)
Deni Domenico (cavaco)
Grazi Pizani (trompete)
Lucas Brogiolo (percussão)
Yves Finzetto (pandeiro).


Como participar

Quando

19/10/2024, sábado
Entrada gratuita

Abertura da exposição
Visitação a partir das 10h.

Intervenção musical com o Clube de Choro de São Paulo
Das 10h30 às 11h e das 12h30 às 13h.

Conversa com Sergio Burgi, Rosely Nakagawa e Juliano Gomes
Às 11h. Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Onde

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Abertura da exposição: Galeria 2 e 3 - 7º e 8º andar
Intervenção musical: Praça - 5º andar
Conversa: Cineteatro - 3º andar


Exposição relacionada