Idioma EN
Contraste

Ajeum

Mesa de conversas

Com Kae Guajajara, Suzana Para'i, Vitor Ògún Yande, Renzo Carvalho e Sophia Aguiar. Parte do Escuta Festival 2023

Quando

22/1/2023, domingo, às 13h

Onde

IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Rio de Janeiro, RJ

Ajeum é o momento sagrado que marca a comunhão promovida pelo alimento dentro das religiões de matrizes africanas. A mesa posta propõe um novo formato de conversas, reunindo artistas, público e equipes do Escuta e do IMS para trocar sobre temas como juventude de terreiro, intolerância religiosa, juventude indígena favelada, arte indígena e o lugar das crianças na construção de encontros culturais e de arte, enquanto alimentam o corpo e as ideias.


Participantes

Kae Guajajara
Nascida em Mirinzal (MA), se mudou ainda criança para o complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Lançou os EPs Hapohu (2019) e Uzaw (2020), e seu primeiro álbum Kwarahy Tazyr (2021), no ano seguinte lançado em forma de álbum visual. É autora do livro Descomplicando com Kaê Guajajara: o que você precisa saber sobre os povos originários e como ajudar na luta antirracista (2020).  (Foto de Laryssa Machada).

Suzana Para'i
Jovem liderança da Aldeia Mata Verde Bonita, em Maricá (RJ). Tekoa Ka'aguy Hovy Porã. Primeira candidata indígena na história de Maricá, nascida na Aldeia em Paraty (RJ). Sua grande inspiração foi seu pai, e desde pequena aprendeu a limpar canteiro, a plantar e a pescar.

Vitor Ògún Yande
Sacerdote de religião de matriz africana, comunicador, cientista religioso, graduando em História, ativista pelos direitos das minorias e produtor de conteúdo.

Renzo Carvalho
Podcaster, Ogan e influenciador digital. Aluno do Cp2, em Niterói (RJ), é um dos criadores da #40tenaDoAxé, movimento criado no início de 2020, responsável por denunciar casos de racismo religioso e criar redes de apoio a comunidades de Terreiro.

Sophia Aguiar
Uma criança muito esperta, educada, criativa e comunicativa, vive inventando coisas. Gosta de livros, histórias e poesia. Conta no seu repertório poemas de Conceição Evaristo, Pedro Bandeira e Mia Couto, entre outros. Criou os projetos Balde de livros e Histórias na cama.

Mediação

Viviana Santiago
Coordenadora de Diversidade e Inclusão do Instituto Moreira Salles.


Como participar

Quando
22/1/2023, domingo, às 13h

Onde
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Sobre o Escuta Festival

O Escuta Festival é um evento integrado por manifestações de artistas e agentes culturais de múltiplos territórios periféricos do Rio de Janeiro. Foi concebido e realizado por uma curadoria coletiva de artistas e articuladores culturais, bem como por comunicadores e produtores de territórios da metrópole fluminense, para construir estratégias de articulação coletiva, formas de expressão, construção e manutenção de redes de apoio ao fazer artístico.