Curso
4 aulas com Joaquim Marçal
Parte de Histórias da fotografia - parte II
Quando
9, 16, 23 e 30 de agosto de 2018
Quintas, das 19h às 21h.
Inscrição
Até a primeira aula do curso
R$ 200. Vendas pelo Eventbrite.
IMS Rio
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ
Amador é quem se dedica a uma arte ou ofício por gosto ou curiosidade, não retirando dali o seu sustento material. O curso pretende oferecer uma visão panorâmica da fotografia feita pelos amadores, do século XIX ao XXI – incluindo aqueles cujo envolvimento com esse meio transformou-se e contribuiu para transformá-lo.
Inscrições até a primeira aula.
4 aulas, R$ 200. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas pelo Eventbrite.
Pesquisador da Biblioteca Nacional e curador, pela BN, do portal Brasiliana Fotográfica. Doutor em história social pelo IFCS/UFRJ, professor agregado da PUC-Rio e professor no curso de pós-graduação lato sensu Fotografia & Imagem, do IUPERJ/UCAM. É curador de exposições e autor de livros e ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design.
1. No princípio, era tudo por amor: os inventores da fotografia; sua chegada ao Brasil e o interesse de d. Pedro II, nosso primeiro amador e colecionador; alguns movimentos fotográficos do século XIX e o surgimento do fotoclubismo; as publicações para o amador (manuais e revistas).
2. Quando o amadorismo revoluciona a fotografia: George Eastman (Kodak), Alfred Stieglitz (Photo-Secession, galeria 291 e Camera Work) e Edwin Land (Polaroid).
3. Alguns gêneros: fotografia de família; fotografia de viagem; voyeurismo; fotografia do oculto; Lomografia; auto-retrato (selfie).
4. O interesse renovado pela fotografia vernacular – na história social, no colecionismo e nas artes visuais. A grande rede: amadores e profissionais nos repositórios e redes sociais – olhares cruzados.