Idioma EN
Contraste

Apresentação x Representação

Oficina

6 encontros com Ding Musa

Quando

Aulas suspensas, novas datas a definir

Ingressos

ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Estúdio - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

A mesma língua, 2011. Ding Musa

Sobre Ding Musa

É artista visual. Seu trabalho, embora centrado na fotografia, abrange também vídeo, desenho objetos e instalação. Já ministrou aulas de história da fotografia no Senac e no Sesc Santana, e também trabalhou como diretor de fotografia para cinema. Participou de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior, como as recentes Parêntesis, na Galeria Raquel Arnaud, e Unidade de construção, no Museu Nacional da República em Brasília.


Como participar

Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.

ESGOTADO (lista de espera disponível).

Quando
Encontros restantes serão remarcados quando as atividades do IMS forem retomadas.
Aulas anteriores: 4 e 11 de março de 2020, quartas, das 19h às 21h30.
12 vagas.

R$ 300 por 6 encontros.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.


Programa

1) Apresentação da oficina e dos fotógrafos a serem abordados. Breve introdução ao processo fotográfico, sua história/ surgimento e desenvolvimento através das reflexões de determinados autores. William Crawford, Peter Galassi, André Rouillé, Marie Loup Sougez e Ansel Adams (controle de tons/paisagem idealizada). Cambridge in Colour Tutorial (curves, highlight, shadows, RGB, escala de gris etc.). Reprodução e fac-símile: possibilidades.

2) Fotojornalismo/narrativa. A câmera, a posição do observador, a fotonovela, o poder de síntese, um livro em uma imagem. Weege, W. Eugene Smith, Garry Winogrand, Joel Sternfeld, William Eggleston e Jeff Wall.

3) Retrato. A câmera, as estratégias, a construção de linguagem. Do desenvolvimento, dos recursos e possibilidades até a adoção de um ponto de vista “neutro”. Richard Avedon, William Wegman, Robert Mapplethorpe,Thomas Ruff e Cindy Sherman.

4) Arquitetura, paisagem, espaço geográfico. Da documentação da paisagem baseada na pintura e critérios estéticos à documentação, catalogação e reprodução do espaço. Atget, Bernd e Hilla Becher e Thomas Demand.

5) Aproximação intencional ao universo pictórico. Instrumento de documentação versus manipulação (pintura). Photo secession. Alfred Stieglitz, Edward Steichen, Clarence H. White, Harry Callahan e Hans Bellmer.

6) A fotografia, a política, a morte e o desejo. Robert Frank, Dorothea Lange, Walker Evans, Hiroshi Sugimoto e Wolfgang Tillmans.


Mais eventos

Mais IMS