
O eu lírico do poeta Carlos Drummond de Andrade, torto e inquieto, pode ser refletido na casa de Walther Moreira Salles por meio de elementos de cisão poética: alturas em contraste, referências multiculturais, formas geométricas distintas em concordância e ressignificadas. A escultura de Amilcar de Castro no jardim de entrada e a distinção imprecisa entre o lado de dentro e o de fora, criada pelo cobogó, pelos muxarabis e pelas janelas em fita, são exemplos de como esses elementos são traduzidos.
A partir da leitura de poemas do autor, modernistas como a casa do IMS, que será visitada, os participantes poderão criar uma arquitetura de si mesmos, relacionando conteúdos subjetivos e concretos.
Para participar, basta retirar senha na recepção do IMS Rio no dia do evento 30 minutos antes.
Mais informações: educativo.rj@ims.com.br ou (21) 3284-7485.
Desde 2011, o IMS organiza o Dia D - Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902), passasse a integrar o calendário cultural do país.
A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis neste site: www.diadrummond.com.br
Mais eventos
Abertura de Echo, de Richard Serra
Por ocasião da abertura ao público da escultura Echo, projetada por Richard Serra especialmente para o IMS Paulista, os críticos Cauê Alves, Lorenzo Mammì e Sônia Salzstein e a artista Iole de Freitas conversam sobre a obra do artista americano dia 23 de fevereiro. Entrada gratuita.
Claudia Andujar por Maria Rita Kehl
A psicanalista, ensaísta e jornalista Maria Rita Kehl comenta o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar e a luta contínua pelos direitos originários dos índios. A atividade, da série Conversas na galeria, acontece no IMS Paulista dia 27 de fevereiro. Entrada gratuita.
Fotolivro de cabeceira com Elaine Eiger
A fotógrafa fala sobre o fotolivro Pinturas e platibandas (1987/2010), de Anna Mariani, que traz imagens de fachadas de casas sempre em um ângulo frontal. As fotos foram feitas em sete estados do Nordeste do Brasil, entre os anos de 1976 e 1985. Dia 16/3, no IMS Paulista. Entrada gratuita.
Jurufrevo Orquestra
A Big Band dedica-se a incluir o frevo no cenário instrumental nacional e apresentará músicas autorais e releituras de clássicos do frevo no IMS Paulista, destacando compositores como Sivuca, Levino Ferreira, Henrique Albino e Alceu Valença. No dia 17/2, domingo. Entrada gratuita.
Mais IMS
Galeria dos condenados
Lilia Moritz Schwarcz destaca uma dupla de álbuns da Coleção Dona Theresa Christina, da Biblioteca Nacional. São registros dos presos da Casa de Correção da Corte, primeira penitenciária do Brasil, compilados a partir dos anos 1870 por iniciativa do médico Luiz Vianna de Almeida Valle.