A conversa abordará a produção cultural da diáspora negra na elaboração de arquivos de imagens e fotografias. A partir do conceito de terceira diáspora como deslocamento dos signos provocado pelo circuito de informação e de movimentação negra, o público será convidado a observar alguns fotolivros em busca das atualizações desses deslocamentos tecnológicos e virtuais, tais como símbolos, gestos e poses.
Evento relacionado à exposição Áfricas contemporâneas no fotolivro: herança estética como ato político, em cartaz na Biblioteca de Fotografia
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
É artista e pedagoga, com mestrado em dança pela UFBA. Seu trabalho, no qual predomina a performance, provém de estudos em filosofia e cultura e de um forte interesse pela história e pela iconografia de mulheres negras, incorporando fotografia, vídeo e instalação por meio de uma exploração contínua da autoexposição e da subjetividade. Em 2020 recebeu a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS e em 2022 foi a vencedora do concurso Life Before Colonialism da Place Africa/Black Academy em parceria com o Goethe Mannheim. Em 2023 foi uma das selecionadas para o programa Nova Fotografia do MIS-SP e uma das vencedoras do Photo Prix da Aliança Francesa com o trabalho Estudos de Venus #1, exibido então no Festival Encontros de Arles.
Quando
24/10/2023, terça, às 18h30
Onde
IMS Paulista
Biblioteca - 1º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados.
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).