Idioma EN
Contraste

Arte para o amanhã

Abertura da exposição de Mario Cravo Neto no IMS Rio

Conversa

Com Bené Fonteles, Christian Cravo e Luiz Camillo Osorio. Relacionada à exposição Mario Cravo Neto: espíritos sem nome

Quando

30/11/2021, terça, às 19h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook
Fotografia de Mario Cravo Neto com interferência e colagem de Bené Fonteles, 1977. Tiragem original/ Lápis e colagem sobre fotografia em gelatina e prata. Acervo Christian Cravo.

Diálogos criativos entre Mario Cravo Neto e Bené Fonteles e seus processos de criação conjunta nas artes visuais no início dos anos 1970.

A exposição, sob curadoria de Luiz Camillo Osorio, reúne um vasto material do fotógrafo baiano, dos retratos em preto e branco em fundo infinito ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira. Além das fotografias, são mostrados vídeos, desenhos e outros itens do artista.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.


Sobre os participantes

Bené Fonteles
Nasceu no Pará em 1953, às margens do rio Caetés, um dos afluentes da baía de Marajó. Desde o começo dos anos 1970 é poeta, compositor e artista visual, tornando-se curador a partir de 1975. Participou de várias edições da Bienal de São Paulo e na de 2016 foi convidado a montar e atuar na sua Ágora: OcaTaperaTerreiro, obra que sintetiza sua trajetória de várias linguagens. Desde 1988 é coordenador do Movimento Artistas pela Natureza.

 

Christian Cravo
Fotógrafo nascido em Salvador, expôs em vários países e publicou diversos livros, entre eles Irredentos (2000), Roma noire, ville métisse (2005) e Exu iluminado (2012). Recebeu prêmios como o Mother Jones Photo Fund for Documentary Photography (EUA) e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2016, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premiou Luz e Sombra, realizada no Museu Afro-Brasil, como melhor exposição fotográfica de 2015. É presidente do Instituto Mario Cravo Neto.

 

Luiz Camillo Osorio
Professor associado do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Entre outras curadorias independentes, destacam-se a da exposição Calder e a arte brasileira, no Itaú Cultural, em 2016, e a do 35º Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP, em 2017. É curador da mostra Mario Cravo Neto: espíritos sem nome, projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Mario Cravo Neto.


Como participar

Quando
30/11/2021, terça, às 19h

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Exposição relacionada