Abertura da exposição de Mario Cravo Neto no IMS Rio
Conversa
Com Bené Fonteles, Christian Cravo e Luiz Camillo Osorio. Relacionada à exposição Mario Cravo Neto: espíritos sem nome
Quando
Evento online e gratuito
Diálogos criativos entre Mario Cravo Neto e Bené Fonteles e seus processos de criação conjunta nas artes visuais no início dos anos 1970.
A exposição, sob curadoria de Luiz Camillo Osorio, reúne um vasto material do fotógrafo baiano, dos retratos em preto e branco em fundo infinito ao corpo a corpo com a cultura popular e a religiosidade afro-brasileira. Além das fotografias, são mostrados vídeos, desenhos e outros itens do artista.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Bené Fonteles
Nasceu no Pará em 1953, às margens do rio Caetés, um dos afluentes da baía de Marajó. Desde o começo dos anos 1970 é poeta, compositor e artista visual, tornando-se curador a partir de 1975. Participou de várias edições da Bienal de São Paulo e na de 2016 foi convidado a montar e atuar na sua Ágora: OcaTaperaTerreiro, obra que sintetiza sua trajetória de várias linguagens. Desde 1988 é coordenador do Movimento Artistas pela Natureza.
Christian Cravo
Fotógrafo nascido em Salvador, expôs em vários países e publicou diversos livros, entre eles Irredentos (2000), Roma noire, ville métisse (2005) e Exu iluminado (2012). Recebeu prêmios como o Mother Jones Photo Fund for Documentary Photography (EUA) e do Museu de Arte Moderna da Bahia. Em 2016, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) premiou Luz e Sombra, realizada no Museu Afro-Brasil, como melhor exposição fotográfica de 2015. É presidente do Instituto Mario Cravo Neto.
Luiz Camillo Osorio
Professor associado do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, pesquisador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Entre outras curadorias independentes, destacam-se a da exposição Calder e a arte brasileira, no Itaú Cultural, em 2016, e a do 35º Panorama da Arte Brasileira no MAM-SP, em 2017. É curador da mostra Mario Cravo Neto: espíritos sem nome, projeto desenvolvido em parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Mario Cravo Neto.
Quando
30/11/2021, terça, às 19h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.