Oficina
6 encontros com Rubens Mano
Quando
14, 16, 21, 23, 28 e 30 de agosto de 2018
terças e quintas, das 19h às 21h30
Inscrição
Até o primeiro encontro.
R$ 300. Vendas pelo Eventbrite.
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Como entendemos e exploramos nossa relação com o ambiente urbano? E quais os conteúdos expressos com a inserção da arte na dinâmica das cidades nos dias de hoje? Esta oficina abordará a correspondência existente entre as imagens do espaço construído e os possíveis processos de constituição de espaços, para propor uma reflexão relativa à maneira como os enxergamos e ativamos.
Inscrições até o primeiro encontro.
6 encontros, R$ 300. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas em breve pelo Eventbrite.
Artista visual e trabalha com instalações, fotografia e outros meios. Foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, o edital Arte e Patrimônio do MinC e a bolsa Cisneros Fontanals Art Foundation. Dentre seus trabalhos destacam-se os realizados na Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, no Centro Cultural São Paulo e no Museu Nacional de Brasília.
1. Apresentação da oficina, dos participantes e de alguns trabalhos realizados pelo artista, através dos quais serão apontados aspectos e implicações relativas à inscrição de ações artísticas no espaço aberto das cidades. Discussão sobre o tema da oficina e formulação de eventuais propostas. Solicitação de duas ou três questões a serem encaminhadas por cada um dos inscritos sobre possíveis correspondências entre seus trabalhos e o projeto apresentado.
2. Espaço para a apresentação (entre 15 e 20 minutos) de trabalhos já realizados por cada um dos participantes, para facilitar a abordagem de suas intenções e conceitos.
3. Apresentação de trabalhos restantes (entre 15 e 20 minutos). Seminário sobre as transformações ocorridas nos processos de inscrição da arte no espaço urbano, registradas a partir dos anos 1960.
4. Construção de comentários individuais sobre os trabalhos apresentados pelos inscritos e elaboração de perguntas relativas às propostas de atuação de cada um. Entrega das questões formuladas a partir da apresentação do projeto.
5. Construção de comentários individuais sobre os trabalhos apresentados pelos inscritos e elaboração de perguntas relativas às propostas de atuação de cada um. Realização de seminário focando proposições de 25 distintos artistas, entre brasileiros e estrangeiros. A intenção com esta pequena apresentação não é indicar um “como fazer”, mas refletir quanto à diversidade de possíveis abordagens.
6. Análise de propostas dos inscritos quanto a uma futura ação artística. Debate final ao redor das questões encaminhadas. Análise da oficina e de suas extensões e alcances.