Em parceria com o Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo, o Instituto Moreira Salles recebe Jéssica Areias e Leonardo Matumona para uma conversa que celebra o lançamento dos vídeos em que comentam suas impressões sobre a exposição Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou, em cartaz no IMS Paulista até 21 de abril de 2024.
Ambos são músicos angolanos que residem em São Paulo e foram convidados a dar um depoimento em vídeo sobre a relação entre os dois países a partir dos temas retratados na mostra, apontando raízes africanas através de uma memória coletiva ancestral e, em especial, conexões entre o samba e o semba. Os vídeos, com duração média de 10 minutos cada, serão exibidos antes da conversa com os artistas.
O Centro Cultural Casa de Angola em São Paulo é um projeto independente desenvolvido por angolanos residentes no Brasil com o objetivo de promover e compartilhar múltiplas manifestações culturais e a diversidade dos povos de Angola, bem como sua riqueza gastronômica. Nesta parceria com o IMS, seu diretor e fundador, Isidro Sanene, participa da curadoria e da concepção dos vídeos. Sanene é pintor, escritor e ator, tendo escrito e dirigido recentemente o musical A história da Áfrika.
Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.
Jéssica Areias
Cantora, compositora e preparadora vocal angolana com influências que vão das suas raízes africanas ao fado, do jazz à MPB. Há 14 anos no Brasil, tem três álbuns lançados: Olisesa (2014), Matura (2021) e Cantos de Origem (2023), este último em parceria com o percussionista brasileiro Cauê Silva. Integra o projeto Contos e Cantos: Angola, Congo e Moçambique, ao lado de artistas imigrantes africanos residentes em São Paulo.
Leonardo Matumona
Cantor e compositor angolano, é fundador do quarteto vocal Os Escolhidos e integrante da Orquestra Mundana Refugi, que reúne músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de várias partes do mundo. Transita entre ritmos e estilos como semba, kizomba, rumba congolesa, aguaya, zouk, reggae, blues e jazz, cantando em línguas africanas como lingala, swahili, kikongo, tchiluba e kimbundu, e também português, francês e inglês.
Quando
13/4/2023, sábado, às 15h
Onde
IMS Paulista
Espaço de convivência - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados (40 vagas).
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).