para Carlos Drummond de Andrade
Show
Com Lívia Nestrovski, Numa Ciro, Cláudia Castello Branco e Aline Gonçalves. Relacionado ao Dia Drummond 2019
Quando
31 de outubro de 2019, quinta, às 20h30
Ingressos
Vendas no Eventbrite. Mais informações em Como participar.
IMS Paulista
Cineteatro
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
O Cabaré Modernista para Carlos Drummond de Andrade é um espetáculo de música e poesia criado especialmente para o Dia D, 31 de outubro, data em que se celebra o nascimento do grande poeta brasileiro. O nome do evento é inspirado no célebre Cabaret Voltaire, que abrigou, em 1916, a efervescente movimentação política e artística que viria a desembocar na criação do dadaísmo, na cidade de Zurique, na Suíça.
É no clima festivo de cabaré que Drummond aparece junto a seus companheiros de geração. Os grandes temas do autor — amor, guerra, poesia, Brasil, Minas Gerais — se misturam em livre associação a acontecimentos centrais do século XX no Brasil e no mundo: a semana de arte moderna, o Manifesto Antropófago, Macunaíma, Tropicália, o surgimento das vanguardas históricas, o avanço tecnológico.
Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e direção musical de Bruno Cosentino, essa geléia geral brasileira traz ao palco as cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Cláudia Castello Branco, no piano, e Aline Gonçalves no clarone, clarinete e flauta. Canções que vão desde Noel Rosa, Caetano Veloso, Belchior e Milton Nascimento a Osvaldo Lacerda, Schubert e Brecht costuram momentos de desterro e introspecção à triunfante provocação oswaldiana — “a alegria é a prova dos nove"!
O Cabaré Modernista para Carlos Drummond de Andrade ocorreu no IMS Rio no Dia D em 2018. Confira os vídeos de Laura Liuzzi.
Quando
31 de outubro de 2019, quinta, às 20h30
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
145 lugares.
Vendas antecipadas pelo Eventbrite ou no dia do evento na bilheteria do IMS Paulista, a partir das 10h.
Ficha técnica
Roteiro e direção: Eucanaã Ferraz
Direção musical: Bruno Cosentino
Vozes: Lívia Nestrovski e Numa Ciro
Piano: Cláudia Castello Branco
Clarone, clarinete e flauta: Juliana Perdigão
Arte gráfica: Marcela Souza
Som: Lilla
Iluminação: Grissel
Cláudia Castello Branco
É pianista, cantora e compositora. Com 15 anos de carreira, quatro CDs e dois DVDs lançados, integra o Duo Gisbranco (com Bianca Gismonti), o coletivo de compositores Selva Lírica (com Thiago Thiago de Mello, Demarca e Ilessi) e o projeto Você na Nuvem (com Marcos Campello). Já se apresentou ao lado de nomes como Mônica Salmaso, Ná Ozzetti e MPB4, além de ter lançado um disco de parcerias com Chico César.
Numa Ciro
É cantora. Criou o Monólogo cantante, gênero de performance/ canto sem acompanhamento instrumental, no qual a voz é o principal recurso de sustentação do espetáculo. Dirigiu e atuou no Cabaré concreto, encenação inspirada no movimento Dada. Participou do projeto Errática – Poema ao vivo 2, onde se apresentou no CCBB, de São Paulo, ao lado do pianista e compositor José Miguel Wisnik.
Lívia Nestrovski
É cantora. Lançou os discos Duo, com Fred Ferreira, Pós você e eu, com Arthur Nestrovski e De nada mais a algo além, com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé. Apresentou-se nos EUA, França, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, Argentina,
Uruguai, Paraguai, Líbano e Síria. Como solista, já esteve à frente de orquestras como Jazz Sinfônica, na Sala São Paulo, University of Illinois Jazz Concert Big Band, nos EUA, e Petrobrás Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Aline Gonçalves
Toca flauta, flautim e clarinete. Foi integrante por seis anos, desde sua fundação, do Trio Itiberê Zwarg e da Itiberê Orquestra Família. Com a orquestra gravou os discos Pedra do Espia e Calendário do Som. Em 2002 foi convidada por Hermeto Pascoal para participar de duas faixas do seu disco Mundo Verde Esperança. Em 2005 mudou-se para o Chile, onde viveu três anos e desenvolveu diversos trabalhos, entre eles VerdeVioleta, creaciones, sobre música de Violeta Parra.
IMS Rio
Nosso tempo
31 de outubro de 2019, quinta, às 20h
IMS Poços
Carrossel poético de Drummond
31 de outubro de 2019, quinta, às 19h
Desde 2011, o IMS organiza o Dia D - Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902), passasse a integrar o calendário cultural do país.
A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis neste site: www.diadrummond.com.br