Cabaré Modernista

para Carlos Drummond de Andrade

Show

Com Lívia Nestrovski, Numa Ciro, Joana Queiroz e Cláudia Castello Branco
Relacionado ao Dia Drummond 2018

Quando

31 de outubro de 2018, quarta, às 20h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações em Como participar.

IMS Rio

Auditório
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

O Cabaré Modernista para Carlos Drummond de Andrade é um espetáculo de música e poesia criado especialmente para o Dia D, 31 de outubro, data em que se celebra o nascimento do grande poeta brasileiro. O nome do evento é inspirado no célebre Cabaret Voltaire, que abrigou, em 1916, a efervescente  movimentação política e artística que viria a desembocar na criação do dadaísmo, na cidade de Zurique, na Suíça.

É no clima festivo de cabaré que Drummond aparece junto a seus companheiros de geração. Os grandes temas do autor — amor, guerra, poesia, Brasil, Minas Gerais — se misturam em livre associação a acontecimentos centrais do século XX no Brasil e no mundo: a semana de arte moderna, o Manifesto Antropófago, Macunaíma, Tropicália, o surgimento das vanguardas históricas, o avanço tecnológico.

Com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e direção musical de Bruno Cosentino, essa geléia geral brasileira traz ao palco as cantoras Lívia Nestrovski e Numa Ciro, acompanhadas por Cláudia Castello Branco, no piano, e Joana Queiroz, no clarinete. Canções que vão desde Noel Rosa, Caetano Veloso, Belchior e Milton Nascimento a Osvaldo Lacerda, Schubert e Brecht costuram momentos de desterro e introspecção à triunfante provocação oswaldiana — “a alegria é a prova dos nove"!


Vídeos


Como participar

Entrada gratuita. Lugares limitados.

Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.

113 lugares


Sobre os participantes

Cláudia Castello Branco é pianista, cantora e compositora. Com 15 anos de carreira, quatro CDs e dois DVDs lançados, integra o Duo Gisbranco (com Bianca Gismonti), o coletivo de compositores Selva Lírica (com Thiago Thiago de Mello, Demarca e Ilessi) e o projeto Você na Nuvem (com Marcos Campello). Já se apresentou ao lado de nomes como Mônica Salmaso, Ná Ozzetti e MPB4, além de ter lançado um disco de parcerias com Chico César.

Numa Ciro é cantora. Criou o Monólogo cantante, gênero de performance/canto sem acompanhamento instrumental, no qual a voz é o principal recurso de sustentação do espetáculo. Dirigiu e atuou no Cabaré concreto, encenação inspirada no movimento Dada. Participou do projeto Errática – Poema ao vivo 2, onde se apresentou no CCBB, de São Paulo, ao lado do pianista e compositor José Miguel Wisnik.

Lívia Nestrovski é cantora. Lançou os discos Duo, com Fred Ferreira, Pós você e eu, com Arthur Nestrovski e De nada mais a algo além, com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé. Apresentou-se nos EUA, França, Portugal,  Inglaterra, Alemanha, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Líbano e Síria. Como solista, já esteve à frente de orquestras como Jazz Sinfônica, na Sala São Paulo, University of Illinois Jazz Concert Big Band, nos EUA, e Petrobrás Sinfônica, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Joana Queiroz é clarinetista e saxofonista. Lançou três discos como compositora. Integra o grupo Claras e Crocodilos, de Arrigo Barnabé, o quinteto Quartabê, que cria interpretações em torno da obra de mestres como Moacir Santos e Dorival Caymmi. Participou da gravação do disco Mundo verde esperança, de Hermeto Pascoal e de apresentações com diferentes grupos na Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria, Holanda e EUA.


O que é o dia D?

Desde 2011, o IMS organiza o Dia D - Dia Drummond, com o objetivo de fazer com que a data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (31 de outubro de 1902), passasse a integrar o calendário cultural do país.

A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. A cada ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis neste site: www.diadrummond.com.br


Eventos relacionados

IMS Paulista


Drummond e a Política | Dia D
31 de outubro de 2018, quarta, às 19h30
Palestra com com Fabio Cesar Alves 

IMS Poços

Drummond, Cervantes e Portinari | Dia D
31 de outubro, quarta, às 19h
Aula com Sérgio Roberto Montero Aguiar, Valéria dos Santos Rêgo Silva


Conteúdo relacionado


Mais eventos