Casa grande & senzala

Filmes + debate

IMS Rio

Sessões: 10 e 24/4/2019, quarta
Debate: 24/4/2019, quarta, após a sessão das 19h30

IMS Paulista

Sessões: 9 e 10/4/2019, terça e quarta
Debate: 13/4/2019, sábado, às 16h

Entrada gratuita

Distribuição de 1 senha por pessoa, 60 minutos antes. Mais informações em Como participar

Como parte do 24º Festival É Tudo Verdade, serão exibidos os quatro episódios da série Casa grande & senzala, de Nelson Pereira dos Santos. O bibliotecário e professor pernambucano Edson Nery da Fonseca (1921-2014) conduz a série realizada para a TV a partir do livro de Gilberto Freyre (1900-1987).

Edson Nery da Fonseca e Nelson Pereira dos Santos no set de gravação de Casa grande & senzala, em Recife

Programação

IMS Rio

Casa grande & senzala – Episódio 1

24/04 quarta-feira                       19h30

Casa grande & senzala – Episódios 1 e 2

10/04 quarta-feira                       16h

Casa grande & senzala – Episódios 3 e 4

10/04 quarta-feira                       18h

IMS Paulista

Casa grande & senzala – Episódios 1 e 2

9/04 terça-feira                           14h

Casa grande & senzala – Episódios 3 e 4

10/04 quarta-feira                      14h


Debates

IMS Rio

No dia 24/4, após a sessão das 19h30, haverá um debate com Joel Zito de Araújo e Luiz Carlos dos Santos sobre Casa grande & senzala.

Joel Zito Araújo é diretor, roteirista, produtor e escritor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do Festival É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), e RAÇA (2013). Fez recentemente a première mundial do seu novo longa Meu amigo Fela no IFFR – International Film Festival Rotterdam e participou do FESPACO / Burkina Faso na competição oficial fevereiro 2019 onde recebeu o prêmio Paul Robeson (melhor filme da Diáspora). O filme participa da Competição Internacional do É Tudo Verdade deste ano. Joel doutorou-se em Comunicação na ECA/USP e fez seu pós-doutorado em rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, USA.

Luiz Carlos dos Santos é sociólogo, jornalista e conselheiro do Museu Afro Brasil.

IMS Paulista

No dia 13/4, às 16h, haverá um debate com Taina Aparecida Silva Santos e Mariana Queen Nwabasili sobre os episódios de Casa grande & senzala.

Mariana Queen Nwabasili é jornalista da área de educação e pesquisadora da representação e construção de personagens negros e mulheres negras em obras audiovisuais. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), na linha de pesquisa Cultura Audiovisual e Comunicação, e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Em 2018, atuou como membro do Comitê de Seleção dos Programas Brasileiros da 29ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.
 
Taina Aparecida Silva Santos é bacharela em História e mestranda em História Social pelo IFCH/Unicamp. Tem desenvolvido pesquisas sobre os processos de racialização das profissões de mulheres pobres inseridas no mundo do trabalho livre na região do oeste paulista, durante a segunda metade do século XIX. Também tem se dedicado ao estudo dos feminismos negros e das diásporas africanas. É ativista do movimento negro e do movimento de mulheres negras. Atuou em coletivos negros e estudantis, momento em que teve a oportunidade de participar da luta e da formulação das políticas de cotas raciais adotadas pela Unesp (2013) e Unicamp (2017). Atualmente, compõem a assessoria política da deputada estadual Erica Malunguinho (SP), na qual é responsável pelos assuntos educacionais.

Como participar

Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de 1 senha por pessoa na recepção, 60 minutos antes.

IMS Paulista: 40 lugares
IMS Rio: 113 lugares


Mais eventos