Curso
Quando
Aulas suspensas, novas datas a definir
Ingressos
Vendas no Eventbrite. Mais informações em Como participar
IMS Paulista
Sala de aula - 2º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Lucia Wataghin é livre-docente pela FFLCH-USP, onde é professora da área e do programa de pós-graduação em Italianística. Publicou livros, artigos e ensaios na área dos estudos de literatura italiana, das relações Itália/Brasil e da recepção e tradução da literatura italiana no Brasil.
Adriane Duarte é professora associada de Língua e Literatura Grega na USP, onde tem se dedicado à pesquisa do teatro grego, romance antigo e recepção da literatura clássica. Publicou, entre outros, os livros O dono da voz e a voz do dono: a parábase na comédia de Aristófanes e Cenas de reconhecimento na poesia grega, além de ter traduzido diversas obras do grego, como O romance de Esopo.
Rita Chaves é professora associada de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na FFLCH-USP. É autora dos livros A formação do romance angolano e Angola e Moçambique: experiência colonial e territórios literários.
Susana Kampff Lages é professora de língua e literatura alemã na UFF, em Niterói. Traduziu Amerika ou O desaparecido, de Franz Kafka, e atualmente dedica-se a estudar o papel dos manuscritos e de escritos autobiográficos no estabelecimento, interpretação e tradução da obra de Kafka e de outros escritores.
Eucanaã Ferraz é poeta, consultor de literatura do IMS e professor de literatura brasileira na UFRJ. Organizou, para a Companhia das Letras, o volume Coral e outros poemas, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19): equipe responsável pelos cursos e oficinas entrará em contato com os inscritos para esclarecer as dúvidas.
Quando
Encontros restantes serão remarcados quando as atividades do IMS forem retomadas.
Aulas anteriores: 3 e 10 de março de 2020, terças, das 19h às 21h
45 vagas.
R$ 70 por aula individual, ou R$ 250 por 5 aulas.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Vendas pelo Eventbrite e na bilheteria do IMS Paulista.
Bilheteria: de terça a domingo, das 12h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
INSCRIÇÕES PARA O CURSO COMPLETO
Pacote com os 5 encontros
INSCRIÇÕES PARA AULAS INDIVIDUAIS
3 de março: As cidades invisíveis de Italo Calvino, com Lucia Wataghin - ESGOTADO (lista de espera disponível).
10 de março: A Tebas de Sófocles, com Adriane Duarte
A definir: A Luanda de Ondjaki, com Rita Chaves
A definir: A Praga cubista de Franz Kafka, com Susana Kampff Lages
A definir: A Lisboa de Sophia de Mello Breyner Andresen, com Eucanaã Ferraz
1ª aula: As cidades invisíveis de Italo Calvino, com Lucia Wataghin
Modelo de arte combinatória e de multiplicação das formas, As cidades invisíveis é um livro poliédrico que não admite leituras unívocas: em cada aresta se encontra uma ideia, um ponto de vista. Mas a aula partirá da preferência do autor pela “área mais luminosa” do livro, pelas cidades “delgadas”, cujas figuras filiformes associam o gosto calviniano pela leveza ao tema da cidade.
2ª aula: A Tebas de Sófocles, com Adriane Duarte
Embora ateniense, do distrito de Colono, Sófocles está ligado irremediavelmente a Tebas, cenário de duas de suas tragédias, Édipo Rei e Antígona. A Tebas trágica é antes mítica do que histórica, repercutindo o ciclo tebano, que se inicia com a fundação da cidade por Cadmo, a construção das muralhas por Anfíon, dando lugar à saga de Penteu e Dioniso, até chegar a Édipo e seus filhos, cujo destino será objeto da aula.
3ª aula: A Luanda de Ondjaki, com Rita Chaves
Uma das cidades mais antigas da costa ocidental africana, Luanda é um palco essencial na história da literatura angolana. Na vida literária, sobretudo a partir dos anos de 1960, mais que um cenário, a cidade se faz protagonista dos projetos de libertação que pretendem criar um país. Na narrativa de Ondjaki, escritor que, tendo nascido em 1977, cresce com o estado independente, a cidade é reinventada, fazendo-se a figuração de um espaço em que o legado contracolonial se mistura com a complexa experiência do presente.
4ª aula: A Praga cubista de Franz Kafka, com Susana Kampff Lages
Um passeio pela Praga kafkiana como senha de entrada em sua obra, com destaque para dimensões menos exploradas pelos comentadores – em especial, sua convivência com as artes de vanguarda e a respectiva reelaboração em seus escritos.
5ª aula: A Lisboa de Sophia de Mello Breyner Andresen, com Eucanaã Ferraz
As cidades guardam um sinal negativo na escrita de Sophia de Mello Breyner Andresen, na qual irrompem versos como: “cidade, rumor e vaivém sem paz das ruas,/ ó vida suja, hostil, inutilmente gasta”. Se o Porto, cenário da infância, da adolescência e da juventude, surge nessa obra como o formidável jardim da casa da avó, de onde se avistava a praia, Lisboa é bem mais oscilante, paisagem da história e da política, da poesia e do amor, das amizades e de certos espectros, como Pessoa e Camões. Eis o que tentaremos ver pelos olhos da poeta: Lisboa “e seu secreto rebrilhar de coisa de teatro”.