O Clube de Escuta é um encontro mensal que promove a audição de álbuns da canção contemporânea, acompanhada de entrevista ao vivo com o artista. A conversa – aberta ao público – é conduzida pelo crítico Rafael Julião, que, para a estreia do evento, receberá o cantor e compositor Jards Macalé, com seu último e elogiado disco Besta fera.
Curadoria e concepção: Bruno Cosentino
Roteiro e apresentação: Rafael Julião
Jards Macalé
É cantor e compositor. Tem 77 anos. Seu primeiro disco, Jards macalé, de 1972, é hoje um clássico da MPB. Parceiro de Capinan, Waly Salomão, Vinicius de Moraes e outros, ligado ao grupo tropicalista durante o exílio em Londres, compôs grandes sucessos como “Movimento dos barcos” e “Vapor barato”. Paralelamente a sua carreira de intérprete, foi gravado por grandes nomes da canção popular brasileira: Maria Bethânia, Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Luiz Melodia, O Rappa etc.. Em fevereiro de 2019, lançou o disco Besta fera, que está entre os melhores de sua longa trajetória, ao lado de músicos e compositores da canção contemporânea, como Thomas Harres, Pedro Dantas, Guilherme Held, Juçara Marçal e Romulo Fróes.
Rafael Julião
É professor e crítico de literatura e canção. Escreveu os livros Infinitivamente pessoal: Caetano Veloso e sua verdade tropical e Cazuza: segredos de liquidificador. Desde de 2016, entrevistou mais de quinze artistas da canção brasileira contemporânea para a série Escuta, promovida pelo Laboratório da Palavra da UFRJ, dentre os quais Thiago Amud, Bruno Capinan, Juliana Perdigão, Ilessi, Haicu, Pietá, Alvaro Lancellotti e Caio Prado.
Quando
Data a definir
40 vagas.
Entrada gratuita. Evento sujeito à lotação do espaço.
Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Esta playlist é um radar da produção brasileira contemporânea e faz reverência à rica tradição da música autoral no Brasil.