Idioma EN
Contraste

Concerto Natural

Orquestra Brasileira Inclusiva

Conversa + apresentação

Com o maestro Carlos Henrique Toni da Silva

Quando

Conversa: 19/6/2024, quarta, 19h Show: 20/6/2024, quinta, 19h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Poços

Chalé Cristiano Osório

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas/MG

Conversa Como surgiu a Orquestra Brasileira Inclusiva?

A proposta da atividade é explorar as dificuldades, oportunidades e curiosidades envolvidas no ensino e aprendizado com o público PCD (pessoas com deficiência). O Maestro compartilhará a história do projeto, explicando como ele evoluiu para o formato atual, que atrai grandes públicos interessados em conhecer sua trajetória e a orquestra. Esta conversa é destinada a professores, pais e outros profissionais que têm interesse na área da inclusão, oferecendo uma visão sobre o impacto da música na vida das pessoas com deficiência.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Apresentação Concerto Natural - Orquestra Brasileira Inclusiva

Desde 2017, a Orquestra Brasileira Inclusiva tem promovido a inclusão de pessoas com deficiência por meio da música. Em sua trajetória, a orquestra realizou diversas apresentações em escolas públicas, empresas e seus tradicionais concertos, sempre com o objetivo de destacar seus alunos PCD (pessoas com deficiência) como solistas e performers.

O "Concerto Natural" foi batizado com essa ideia em mente: a música é algo natural em nós, e é a partir desse conceito que surge nossa reflexão. Um dos maiores desafios da orquestra foi gerenciar o tempo musical, considerando que muitos de seus artistas têm dificuldades intelectuais e de aprendizado. Para lidar com isso, as aulas e pautas musicais foram projetadas para oferecer liberdade e permitir que cada artista se expresse de forma espontânea.

O resultado é uma performance única, onde a livre expressão e a improvisação tornam-se a marca registrada da orquestra. Mesmo quando uma nota é tocada "fora do tempo", a inclusão acontece, transformando esses momentos em algo especial para o público. A orquestra trabalha com arranjos elaborados em conjunto com músicos de apoio durante os ensaios, proporcionando aos solistas PCD a liberdade de se movimentar dentro da forma musical sem preocupações.

O repertório da orquestra segue uma linha de música popular contemporânea, inspirada por grandes nomes como a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, Flavio Venturini e Milton Nascimento.

Orquestra Brasileira Inclusiva. Foto de Rafael Vianna

Sobre o maestro

Carlos Henrique Toni da Silva iniciou sua carreira musical em 2005/06 como voluntário educador no projeto Escola da Família, na Escola Domingos Theodoro Domingues Azevedo. Em 2007/08, trabalhou na prefeitura municipal de São João da Boa Vista como professor de violão e maestro no projeto Arcos e Cordas. Em 2009/10, formou orquestras de viola caipira nas cidades de Caconde e Tapiratiba e teve aulas de formação com o guitarrista Michel Leme no conservatório Souza Lima/Berklee. De 2012 a 2020, atuou como educador musical na Apae de Aguaí, e de 2016 a 2020, no Lar da Criança de Aguaí. Em 2016/17, foi violonista da Orquestra Stravaganzza. A partir de 2017, iniciou seu trabalho mais relevante: a Orquestra Brasileira Inclusiva, situada em São João da Boa Vista, criada para atender o público PCD (pessoas com deficiência) como forma de interação social, terapia e expressão artística, a pedido de mães e amigos engajados nas questões de inclusão.

Como participar

Quando

Conversa
19/6/2024, quarta, 19h
Apresentação
20/6/2024, quinta, 19h
Os eventos são independentes, não é necessário participar de ambos.

Onde

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG

Entrada gratuita

Conversa
Grátis, lugares limitados (40 lugares), sujeito a lotação.

Apresentação
Grátis, lugares limitados (85 lugares).
Distribuição de ingressos 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.