Conservação, digitalização e organização

Acervos fotográficos

Curso

Com Gabriella Moyle, Joanna Americano Castilho e Roberta Zanatta

Quando

30 e 31 de julho e 1 e 2 de agosto de 2019, terça a sexta, das 19h às 21h (4 encontros)

Ingressos

Vendas pelo Eventbrite. Mais informações em Como participar

IMS Rio

Sala de aula
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

A transição da fotografia analógica para a fotografia digital fez com que parte de nossa memória ficasse armazenada em meio físico e parte em meio digital, suscitando dúvidas sobre como conservá-la e acessá-la. Qual a melhor forma de manusear nossas fotografias? Como elas devem ser guardadas? O que podemos fazer para que elas durem muito mais tempo? E como podemos organizá-las em meio eletrônico?

Diante desse cenário, o objetivo deste curso é apresentar princípios básicos de conservação, digitalização e organização em meio digital de acervos pessoais e familiares. Para isso serão apresentados parte dos procedimentos aplicados aos acervos do IMS, e como esses procedimentos podem ser adaptados tornando-se acessíveis a um público não especializado.

Pré-requisitos: Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados e foi pensado para um público leigo ou iniciante.

Exposição A mão do povo brasileiro, por Lina Bo Bardi. MASP, SP, 1969. Fotografia de Hans Gunter Flieg / Acervo IMS

Como participar

Quando
30 e 31 de julho e 1 e 2 de agosto, terça a sexta, das 19h às 21h

R$200, pelos 4 encontros
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos


Sobre as professoras

Gabriella Moyle é especialista em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela Cecor-EBA-UFMG. Atua no IMS desde 2008, sendo responsável pela organização das coleções e pelo programa de preservação e conservação da área de Fotografia.

Joanna Americano Castilho é especializada em digitalização de acervos fotográficos, tratamento digital de imagens e impressões fine-art. Integra a equipe de Fotografia do IMS desde 2002, atuando a partir de 2015 como coordenadora do Núcleo de Digitalização, pelo qual acompanha diretamente o tratamento das imagens para as exposições e publicações, além de ser a printer responsável pelas impressões digitais fine-art produzidas pelo instituto.

Roberta Zanatta é responsável pela gestão do banco de dados e pela difusão de acervos em formato digital do IMS. Atua na área de pesquisa, preservação, catalogação e difusão de arquivos fotográficos há 17 anos. Trabalhou em projetos de organização de acervos junto ao setor audiovisual do CPDOC da FGV e ao Departamento de Arquivo e Documentação da Fiocruz. De 2008 a 2012, coordenou o setor iconográfico do Museu da Imagem e do Som do Rio.


Programa

1) Breve história da fotografia. Estrutura dos materiais fotográficos: componentes e materiais. Preservação e conservação preventiva de materiais fotográficos.
2) Preservação e gerenciamento de pequenas coleções de fotografia.
3) Digitalização e tratamento digital básico de acervos fotográficos.
4) Organização de acervos fotográficos digitalizados: alternativas e opções de gerenciamento.

Haverá visita técnica num horário próximo, mas diferente do horário da oficina, que será informado pelas professoras na primeira aula.