Idioma EN
Contraste

Contação de história | Walter Firmo e o Sagrado

Oficina de férias

Com Ana Maria de Paula e Rubens da Silva Cipriano.

Quando

30/1/2025, quinta, 17h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Poços

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas/MG

Praia da Macumba, Rio de Janeiro, RJ, 1994

A segunda edição da contação de histórias na exposição de Walter Firmo “no verbo do silêncio a síntese do grito”, o sagrado, captado pela lente de Walter Firmo, revela-se como um encontro da alma com o tempo. Sua fotografia nos convida a perceber a fé como uma força que transcende cronologias, unindo passado e presente em um instante eterno. Como diria dona Filinha, uma Mãe de Santo, ao próprio Firmo: “O senhor sabia que o senhor para o tempo.”

Essa capacidade de capturar o tempo está profundamente ligado à iconografia religiosa presente em sua obra, como destaca Janaína Damasceno: ”Há uma iconografia religiosa na obra de Firmo , talvez por isso os termos mais usados por ele para falar sobre a presença negra em sua fotografia sejam "glorificação" ou "consagração" das pessoas negras.

Classificação indicativa: crianças de 0 a 14 anos acompanhadas de responsáveis.

 

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Participantes

Ana Maria de Paula
Mulher negra, mãe, avó e ativista no Sul de Minas Gerais. Presidente da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas e co-criadora do Projeto Curas, lidera projetos sociais focados em equidade, liberdade e combate ao racismo. Seus projetos, como Projeto Brincando com a Memória e Projeto Tranças, transmitem sabedoria e cultura a crianças e adolescentes.

 

Rubens da Silva Cipriano
Músico com raízes em religiões de matrizes africanas, membro da Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas. Convidado como músico na produção do documentário Adorei as Almas, produzido pelo Projeto Curas, utiliza a música para preservar e compartilhar as tradições afro-brasileiras, refletindo sua vivência espiritual e cultural.


Como participar

Quando

30/1/2025, quinta, 17h

Onde

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG

Entrada gratuita

Grátis, lugares limitados (20 vagas).
Classificação indicativa: crianças de 0 a 14 anos acompanhadas de responsáveis.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Exposição relacionada


Área de educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.