Conversa na galeria com Lisette Lagnado

Conversa

Quando

21 de julho de 2018, sábado, às 17h

Entrada gratuita

Sujeita à lotação

IMS Rio

Galeria principal
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ


Sobre a atividade

No dia 21 de julho, sábado, às 17h, a curadora Lisette Lagnado participa de um encontro com público na mostra Corpo a Corpo: a disputa das imagens, da fotografa à transmissão ao vivo. Ela fará uma leitura crítica de três trabalhos presentes na exposição: #Ao vivo, do coletivo Mídia Ninja, A resistência do corpo, de Letícia Ramos e Postais para Charles Lynch, do coletivo Garapa.

O trabalho apresentado pelo Mídia Ninja consiste em um arquivo de 90 transmissões ao vivo, na íntegra, feitas entre 2013 e 2017. A obra também permite que os mídia-ativistas transmitam ao vivo, nas salas expositivas, tudo o que estiverem cobrindo no país naquele momento. As transmissões oferecem um novo vocabulário visual, feito de imagens pixelizadas, locuções improvisadas e de duração variada, constituindo uma verdadeira contribuição estética e política.

Em A resistência do corpo, a artista gaúcha Letícia Ramos testa as reações de um corpo diante de atividades ligadas às manifestações de rua, como o arremesso de objetos, o impacto de jatos d’água e a comunicação por celulares. A obra mostra como as imagens – algumas quase abstratas – podem servir como forma de opressão real ou simbólica.

O coletivo Garapa, por sua vez, exibe o livro Postais para Charles Lynch. A partir do estudo de diversos vídeos de linchamentos brasileiros encontrados no YouTube, os integrantes do coletivo criaram um livro-manifesto, que reúne fotogramas manipulados, um roteiro de linchamento fictício e uma fita com todos os vídeos pesquisados.


Sobre Lisette Lagnado

Critica de arte, curadora e escritora. Foi diretora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage de 2014 a 2017. Com doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, atuou como coordenadora, docente e pesquisadora no Mestrado em Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, onde fundou a revista marcelina. Entre seus trabalhos como curadora, se destacam a 27ª Bienal de São Paulo (2006), a mostra Desvíos de la deriva (2010), no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e o 33º Panorama do Museu de Arte Moderna de São Paulo (2013).

Como participar

Entrada gratuita, por ordem de chegada. Evento sujeito à lotação.


O que é Conversa na galeria

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


A exposição Corpo a corpo

CORPO A CORPO: a disputa das imagens, da fotografia à transmissão ao vivo exibe um recorte da produção brasileira contemporânea em fotografia, cinema e vídeo por meio de sete trabalhos desenvolvidos por artistas e coletivos – Bárbara Wagner, Jonathas de Andrade, Mídia NINJA, Sofia Borges, Letícia Ramos e Garapa – em parceria com os curadores Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do IMS e editor da revista ZUM, e Valentina Tong (assistente).