Idioma EN
Contraste

Conversa sobre a exposição

Mario Cravo Neto: Espíritos sem nome

Conversa

Com o coordenador de Fotografia do IMS, Sergio Burgi. Parte da Paulista Cultural 2021 #EmCasa

Quando

30 de junho de 2021, quarta, às 20h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo pelo Facebook da Paulista Cultural

Concebida em parceria com o Instituto Mario Cravo Neto, a exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, foca na produção fotográfica do artista, linguagem que consagrou sua carreira. A seleção apresenta as principais séries produzidas ao longo de sua trajetória, entre as décadas de 1960 e 1990.

Fotógrafo, desenhista, escultor e cineasta, o baiano Mario Cravo Neto (1947-2009) circulou com desenvoltura em todas essas áreas, mas foi com sua produção fotográfica que mais se destacou no cenário das artes visuais. Artista rigoroso e sistemático, encontrou em temas como a natureza, o povo da Bahia, o candomblé e a religiosidade o material de que se nutriu para produzir fotografias que o tornaram conhecido internacionalmente. Possui obras em diversas coleções de fotografia e de arte contemporânea, em instituições como o MoMA — Museu de Arte Moderna de Nova York —, o Stedelijk Museum, em Amsterdã, e o Museo Reina Sofía, em Madri. Parte do acervo do artista — cerca de 100 mil imagens — está desde 2015 sob a guarda do Instituto Moreira Salles, em regime de comodato.

Laroyé, Salvador, década de 1990. Foto de Mario Cravo Neto. Acervo Instituto Mario Cravo Neto/IMS

Evento online

Sobre Sergio Burgi

É coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.

Como participar

Quando
30 de junho de 2021, quarta, às 20h

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo pelo perfil da Paulista Cultural no Facebook.

Exposição relacionada

Sobre a Paulista Cultural

Paulista Cultural, iniciativa pioneira organizada pela Casa das RosasCentro Cultural FiespInstituto Moreira SallesItaú CulturalJapan House São PauloMASP Sesc Avenida Paulista, irá proporcionar ao público ações voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, às histórias em quadrinhos e à fotografia em sua primeira edição totalmente online.