Conversa sobre Narrativas Cinematográficas

Conversa

Com Hermes Leal

Quando

 24 de novembro de 2017
Às 19h

Entrada gratuita

Sujeito à lotação

IMS Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG


Sobre a atividade

O IMS Poços proporciona uma conversa com Hermes Leal, jornalista, escritor e documentarista, que falará sobre narrativas com ênfase na construção do roteiro de cinema.

Como se formam os estados emocionais, como medo, ódio, amor? O que gera a cólera? O que acontece aos sentidos de um sujeito quando é dominado pelo ciúme? Como um desejo de vingança nasce de uma frustação? E como o que um dia foi amor, no outro é ódio e rancor? O que realmente “sente” um personagem numa narrativa? Usando um modelo de transição de um estado a outro, Hermes Leal revela a origem e a profundidade destas emoções, quando um sujeito se transforma de um estado de calma para um colérico, ou de um estado de satisfação para um de frustação. Esse e outros assuntos serão discutidos pelo autor durante a conversa, salientando ainda aspectos teóricos que trata em seu último livro, que será lançado na noite, As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema.

A obra de Leal é uma teoria do roteiro ainda não aplicada, uma novidade, um novo olhar para a linguagem de cinema, a partir de uma semiótica que vem mudando os rumos do pensamento contemporâneo mundo afora.


Como participar

Entrada gratuita. Sujeito à lotação


Hermes Leal

Escritor, documentarista, jornalista (UFG), mestre em Cinema (ECA/USP) e doutor em Semiótica pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Produz e dirige filmes e séries de TV, tendo passado por grandes canais como Record, SBT, Rede TV e Rede Manchete, onde trabalhou como diretor de programas por 10 anos. Recentemente, além de escrever, tem trabalhado com produção de documentários para o CINEBRASILTV.