No dia 16 de junho, sábado, o artista fluminense Vijai Patchineelam participa de uma conversa com o público no IMS Paulista na qual discutirá o processo de criação do seu livro Samba Shiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam, lançado pelo IMS no ano passado. A publicação é o resultado final do projeto contemplado pela Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2016.
No livro, o artista revisita o arquivo fotográfico de seu pai, Sambasiva Rao Patchineelam, cientista que emigrou para o Brasil no final da década de 1960. Sambasiva formou-se em geologia na Índia, fez mestrado e doutorado na Alemanha, antes de desembarcar em Salvador para ministrar aulas na Universidade Federal da Bahia e, logo depois, na Universidade Federal Fluminense, em Niteroi, onde se estabeleceu. A partir da década de 1970, o cientista registrou momentos em família no Brasil, na Índia e em outros países, bem como atividades e viagens profissionais.
Vijai Patchineelam e a artista Dora Longo Bahia foram os vencedores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2016. A edição deste ano está com as inscrições abertas até 29 de junho. Cada bolsa tem o valor de R$ 65 mil, e os selecionados terão um prazo de oito meses para a entrega dos resultados finais dos projetos, que serão incorporados à Coleção de Fotografia Contemporânea do IMS. Os dois projetos ganhadores serão anunciados em julho.
Nasceu em Niterói, Rio de Janeiro. É artista visual e doutorando na Academia Real de Belas Artes de Antuérpia e na Universidade de Antuérpia, Bélgica. Apresentou exposições individuais no Centro Cultural São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e em galerias na Argentina, no Líbano e na Índia.
Entrada gratuita, sujeita à lotação.
Distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de uma senha por pessoa.