O grupo rememora a história do choro por meio de mulheres que construíram e mantêm vivo esse gênero musical, apresentando músicas de compositoras de diferentes gerações. O repertório abarca desde Tia Amélia, Lina Pesce e Chiquinha Gonzaga, cujo acervo está sob a guarda do IMS, até artistas contemporâneas como Nilze Carvalho, Rosana Bergamasco, Gabriela Machado, Laila Aurore e Wanessa Dourado, além de composições de Camila Silva. A musicista iniciou seus estudos no choro aos sete anos tocando cavaquinho, e já se apresentou ao lado de nomes como Fabiana Cozza, Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Jane do Bandolim.
Camila Silva
Compositora e arte educadora, Camila teve seu primeiro contato com o cavaquinho aos 7 anos através de seu pai, que também é músico. Formada neste instrumento pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), cursa licenciatura em música pela Unesp. A artista se dedica ao choro, ao samba e ao forró, além de participar de espetáculos teatrais, tendo se apresentado ao lado de grandes nomes da música brasileira como Fabiana Cozza, Teresa Cristina, Nilze Carvalho e Jane do Bandolim. Atualmente integra os grupos Sambalaio, Quintal de Fulô e Quarteto Jacarandá.
Camilla Silva
É violonista e pesquisadora de Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP. É doutora em performance musical pela UNICAMP e pela Universidade de Aveiro (Portugal), mestra e graduada pela UNICAMP. Iniciou seus estudos em violão em 2007 no Conservatório de Tatuí e ao longo desses anos apresentou recitais no Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal. Camilla também desenvolve pesquisa em psicologia da educação aplicada à aprendizagem e performance musical.
Jéssica Nunes
É acordeonista e compositora, nascida no bairro de Cidade Tiradentes – Zona Leste de São Paulo. Ao longo de sua carreira tem se dedicado ao Choro, Samba e Forró. Jéssica é integrante do Coletivo Mulheres do Choro de São Paulo, Cia Passarinho Contou, Movimento Vem Brincar Cacuriá, Forró de Gabriela e Forró da Estrela Miúda. Atualmente estuda Licenciatura em Música.
Ingrid Cavalcanti
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 16 anos no projeto Fábricas de Cultura. Em seguida cursou contrabaixo acústico na EMESP Tom Jobim e na Escola Municipal de Música de São Paulo, e foi bolsista em orquestras jovens renomadas. Participou de diversos musicais, incluindo Uma Noite na Broadway e O Rei do Rock, e também já colaborou com grupos e artistas independentes da cena paulistana como João Suplicy, Vivy Hirama, Sofia Barion Trio e projeto Ellas.
Ná Magalhães
É percussionista e arte-educadora. Formada em Percussão Popular pela Emesp Tom Jobim (Escola de Música do Estado de São Paulo). Em sua pesquisa e trabalho artístico, se dedica às diversas expressões e tradições da Cultura Popular Brasileira, utilizando o pandeiro como porta-voz. Assim, Ná transita entre os universos do Choro, do Forró e da Música Instrumental Brasileira. Atualmente a artista participa de projetos como Folesofia, Quarteto Fora de Contexto, Orquestra Paulista de Choro, Orquestra Platinelas de Pandeiro e SP Big Band.
Camila Silva - cavaco
Camilla Silva - violão
Ingrid Cavalcanti - contrabaixo acústico
Jéssica Nunes - sanfona
Ná Magalhães - percussão
Som: Lilla Stipp
Luz: Grissel Piguillem Manganelli
1 - Corta Jaca (Chiquinha Gonzaga)
2 - Saudade (Chiquinha Gonzaga)
3 - Bordões ao luar (Tia Amélia)
4 - Eu sou do barulho (Carolina Cardoso de Menezes)
5 - Bem te vi atrevido (Lina Pesce)
6 - Choro de Menina (Nilze Carvalho e Cristiano Ricardo)
7 - Com Esmero (Wanessa Dourado)
8 - Quebra Copos (Jessica Nunes)
9 - Valsinha pra você (Gabriela Machado)
10 - A partida (Rosana Bergamasco)
11- Sapateando na Chora (Laila Aurore)
12 - De bem com a vida (Luciana Rebello)
13 - Pitangueira (Luciana Rabello e Cristóvão Bastos)
14 - Por que não (Camila Silva e Wellington Gama)
15 - Mexerico (Camila Silva e Léo Matheus)
*Não está na ordem do show
Quando
22/9/2024, domingo, 15h
Onde
IMS Paulista
Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Lugares limitados.
150 lugares em pé + 30 lugares sentados (público preferencial).
Entrada livre. Evento sujeito à lotação do espaço.
Duração aprox. 75 minutos