Idioma EN
Contraste

Infâncias em Clarice Lispector

Curso

Com Mell Sauter Brites Guimarães e Bruno Cosentino. Relacionado à exposição Constelação Clarice

Quando

Turma 1: 12, 19, 26/05 e 02/06/2022, quintas, 19h às 21h.
Necessária inscrição prévia

Evento gratuito

ESGOTADO

Mais informações abaixo

Online

4 encontros, via plataforma Zoom

A relação com a infância na obra de Clarice Lispector é mais um elemento sobre o qual buscaremos lançar olhares no contexto da exposição Constelação Clarice.

O curso Infâncias em Clarice tem como objetivo aproximar educadores e demais interessados da produção da escritora destinada ao público infantil e também de suas obras que abordam a infância.

Compreendendo a leitura literária para muito além de sua função didática, os encontros convidarão os participantes a pensar a literatura como uma experiência lúdica, prazerosa – ainda que muitas vezes tocando temas difíceis –, que contribui para o desenvolvimento criativo e para a constituição de sentidos de crianças, adolescentes e adultos.

Nesse sentido, o universo clariciano que dialoga com a infância é profícuo ao nos convidar a adentrar as paisagens internas de suas personagens num trabalho peculiar e instigante com a linguagem.

Por sua vez, a literatura infantil de Clarice é, junto com outros autores, um marco na produção do gênero no Brasil. Dialogando com as temáticas e questões de sua literatura "adulta", os livros valorizam a fruição estética e o respeito ao leitor criança com o qual a narradora Clarice dialoga constantemente e acolhe nos momentos em que trata de temas difíceis, como a morte, por exemplo. O trabalho de Clarice para crianças é singular em seu contexto e pode inspirar e enriquecer aqueles que nele mergulham.

 

Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

Clarice Lispector e Paulo Gurgel Valente com livro nas mãos, c.1960. Rio de Janeiro, RJ. Fotógrafo não identificado. Arquivo Clarice Lispector / Acervo IMS

Docentes

Mell Sauter Brites Guimarães
Graduada em Letras (português/espanhol) pela Universidade de São Paulo, bacharelado e licenciatura, e mestra em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com pesquisa sobre As infâncias de Clarice Lispector. É editora executiva do grupo Companhia das Letras e ministra cursos livres sobre literatura infantil e Clarice Lispector.

 

Bruno Cosentino
Cantor e compositor. Criador e editor da revista de crítica musical Polivox. Doutor em literatura brasileira pela UFRJ, com tese sobre amor e erotismo nos poemas e canções de Vinicius de Moraes. Trabalha na Coordenadoria de Literatura do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, onde, entre outras atribuições, é editor do site de Clarice Lispector.


Como participar

ESGOTADO

Quando
12, 19, 26/05 e 02/06/2022, quintas, das 19h às 21h

Curso online e gratuito
Com inscrição prévia a partir de 25/4.
Lugares limitados (50 vagas).
4 encontros online, via plataforma Zoom.
Plataforma do conteúdo assíncrono: Google Classroom
Duração: aproximadamente 2 horas por encontro.
Carga horária total de 20 horas.
Interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.

Pré-requisito: Educadores e professores das redes pública e particular
Evento com certificado de participação

Vacine-se. Use máscara, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Exposição relacionada