Idioma EN
Contraste

Debate e lançamento do catálogo Marc Ferrez: Território e imagem

Por ocasião do lançamento do catálogo da exposição Marc Ferrez: Território e imagem, o IMS Paulista promove um debate com Christina Barboza, pesquisadora do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Francisco Foot Hardman, professor titular na área de literatura da Unicamp, Tadeu Chiarelli, docente do departamento de artes da USP, e Sergio Burgi, curador da exposição e coordenador da área de fotografia do IMS.

Os quatro debatedores assinam artigos na publicação. Em seu texto, Barboza analisa a relação entre ciência e fotografia na obra de Ferrez. Chiarelli, por sua vez, trata da influência da pintura na produção do fotógrafo. Já Hardman discute como Ferrez retratou as paisagens brasileiras, em um período de grandes transformações no país. Sergio Burgi, por fim, traça um panorama da carreira do fotógrafo. A publicação traz ainda inúmeras imagens produzidas por Ferrez, entre outros destaques.


Catálogo

Marc Ferrez: Território e imagem 

Esta publicação cobre o amplo arco temático e formal da trajetória de Marc Ferrez ao longo de cinco décadas de profundas transformações no campo da imagem, dos negativos em chapa de vidro preparados manualmente aos primeiros processos da fotografia em cores. Um percurso que acompanha e atravessa o intenso processo de modernização que o Brasil passava naquele momento.

176 páginas​. Formato: 31 cm x 31 cm​
ISBN: 9788583460534


Sobre os participantes

Sergio Burgi (IMS) é mestre em museologia/conservação fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences, Rochester Institute of Technology (EUA), onde obteve em 1984 os diplomas de Master of Fine Arts in Photography e Associate in Photographic Science. Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte entre 1984 e 1991 e, desde 1999, coordena a área de fotografia do Instituto Moreira Salles.

Tadeu Chiarelli é professor titular junto ao Departamento de Artes Plásticas da USP. Foi curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP e diretor-geral da Pinacoteca do Estado de São Paulo. É curador independente e tem livros publicados sobre arte e crítica de arte no Brasil.

Christina Barboza é pesquisadora no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), onde atua na coordenação de História da Ciência e da Tecnologia, e também como docente no programa de pós-graduação em preservação de acervos de ciência e tecnologia. Publicou diversos artigos e o livro As viagens do tempo: uma história da meteorologia em meados do século XIX (2012). Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) entre 2016 e 2018.

Francisco Foot Hardman é professor titular na área de literatura e outras produções culturais do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, onde atua desde 1987. Autor de diversas obras, entre elas, Trem-fantasma: a ferrovia Madeira-Mamoré e a modernidade na selva (Companhia das Letras, 2005) e A vingança da Hileia: Euclides da Cunha, a Amazônia e a literatura moderna (Unesp, 2009).


Como participar

Quando
8 de agosto de 2019, quinta-feira, das 19h às 21h

Entrada gratuita. 35 lugares.

Distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de 1 senha por pessoa.


Exposição relacionada


Mais eventos

Mais IMS