Idioma EN
Contraste

Demarcação, Tecnologias e outros processos de poder e retomada 

Roda de conversa

Com Jennyffer Tupinambá e Jaci Guarani. Mediação de Paula Guajajara

Quando

30/10/2025, quinta, 19h às 20h30

Evento gratuito

Mais informações abaixo.

Online

Transmissão via YouTube

Pamadeli Suruí, Aldeia Lapetanha, c.1984. Além de ser um dedicado agente Indígena de Saúde (AIS), Pamadeli era apaixonado por fotografia. Seu olhar atento capturava a vida na aldeia, desde os momentos mais simples até os mais significativos. Seus registros, que documentam a rotina, as celebrações e as pessoas da nossa comunidade, formam hoje um acervo fotográfico de inestimável valor, um dos maiores do povo Paiter Suruí. Foto de Miguel Suruí. Acervo Pamadeli Suruí.

A demarcação é uma importante mecanismo para a retomada, manutenção e ampliação dos territórios indígenas no Brasil. A conversa tem como objetivo discutir os meios utilizados para garantir esse direito e como a tecnologia pode ser uma ferramenta aliada ou inimiga no caminho desta conquista. Os convidados irão compartilhar histórias e práticas que têm colaborado para enfrentar esse cenário desafiador. A conversa é suscitada pela exposição Paiter Suruí - Gente de Verdade, em cartaz no IMS Paulista, e aproxima diálogos entre instituições culturais, sociedade e território. O evento conta com a mediação de Paula Guajajara.

Evento ao vivo com interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)


Vídeo


Participantes

Jennyfer Tupinambá
Bekoy Tupinambá é uma estrategista apaixonada pela interseção entre comunicação digital e causas sociais, co fundadora  da BND Digital, a primeira agência de marketing social digital no Brasil liderada por mulheres indígenas Jennyffer é uma ativista incansável no enfrentamento às violências e a invisibilidade das mulheres indígenas.

 

Jaci Guarani
Jaci Martins, Jaxuka Liderança feminina da terra indígena do Jaraguá - SP. Formada em ciências socioambientais pelo programa Pindorama na Puc SP.  Atua como professora de saberes tradicionais na Escola Jekupe Ambas Arandu no território.

 

 

Mediadora

Paula Guajajara
Integrante do povo Tenetehara, que vive no Maranhão. É graduanda em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e atua como estagiária no Educativo do Museu das Culturas Indígenas e foi bolsista pelo Programa Unificado de Bolsas, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (PUB-MAE-USP).


Como participar

Quando

30/10/2025, quinta, 19h às 20h30

Onde

Evento online
A transmissão será através do YouTube
O link para acesso será disponibilizado em breve.

Evento gratuito

Evento ao vivo com interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)


Exposição relacionada