Idioma EN
Contraste

Diálogos Artísticos - Artesanias, memória e tradição

Roda de conversa

Com Ivone Pankararu, Karina das Artes e mediação de Clarice Pankararu

Quando

23/10/2025, quinta, 19h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Sala multiuso - 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Raimunda Cinta Larga, Aldeia Lapetanha c. 1980. Raimunda Cinta Larga está confecionando um colar de tucumã utilizando materiais da floresta. O trabalho com artesanato é uma das principais atividades das mulheres na comunidade. Alguns colares são vendidos, servindo como uma importante fonte de renda, enquanto outros são presenteados aos maridos como demonstração de amor. Fotógrafo desconhecido. Acervo Napo Suruí.

A roda de conversa é um convite a artistas-artesãs para apresentar suas produções e compartilhar conteúdos sobre os processos criativos, referências e desafios na criação, trazendo aspectos que envolvem materialidade, formatos, linguagem e conexões políticas e sociais em torno de suas produções. O público poderá se aproximar dessa produção, de forma a aprofundar as discussões e construir observações a partir das perspectivas das criadoras. O encontro acontece no contexto da exposição Paiter Suruí, Gente de Verdade. Um projeto do Coletivo Lakapoy, ampliando o espaço para diálogos sobre criação, ancestralidade e olhares sobre arte.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Vídeo


Participantes

Ivone Pankararu
Paulista, artesã e palestrante sobre a cultura Pankararu. Secretária da SOS Comunidade Indígena Pankararu, atua na educação, cultura e saúde, organiza o Encontro Anual do povo Pankararu e participa de oficinas e eventos culturais urbanos.

 

Karina das Artes
Indígena Puri, é fundadora do Arte Salva. Atua na valorização da cultura indígena por meio da arte, realizando oficinas, exposições e projetos que promovem a educação, o protagonismo e a preservação das tradições de seu povo.

 

 

Mediação

Clarice Pankararu
Indígena Pankararu de Pernambuco, é assistente social e atua em São Paulo na promoção dos direitos indígenas. Supervisiona projetos culturais no Museu das Culturas Indígenas, preside a SOS Comunidade Indígena Pankararu e organiza o Encontro Anual do povo Pankararu.


Como participar

Quando

23/10/2025, quinta, 19h

Onde

IMS Paulista
Sala multiuso - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados. Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais)


Exposição relacionada