O curso, organizado em quatro sessões, buscará percorrer os itinerários das práticas fotográficas em contexto ditatorial, propondo uma abordagem apoiada na noção de fotografia pública em seu trânsito pela história do tempo presente.
Em junho de 1968, o fotógrafo Evandro Teixeira registrou as manifestações estudantis no centro do Rio de Janeiro, produzindo uma importante referência visual sobre a ditadura militar brasileira. A fotografia mais famosa da ocasião acompanha a queda em fuga de um estudante e congela a sua existência antes de chegar ao chão, como também todo o intenso instante que envolve a cena difusa, já que o foco está na ação repressiva.
Fotógrafos e fotógrafas registraram, como Heródoto, a história em curso; munidos de câmeras, criaram um conjunto de imagens que fornece sentido a esse tempo. Entretanto, as imagens não serviram somente ao registro de uma história que resiste: nas diferentes formas de repressão política, a fotografia atuou como prova contrafatual do desaparecimento dos opositores do regime, municiou de informações e montou os arquivos dos regimes oficiais. Esses dois lados de uma mesma prática que tinha na câmera fotográfica o ponto de fuga da história vivida se encontram na abordagem das fotografias como o lugar de histórias possíveis . Fotografias que abrem caminho para o estudo da prática fotográfica nos regimes de exceção na América Latina.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Professora titular do Departamento de História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do CNPq desde 1996 e cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013. No ano de 2018 foi Celso Furtado Visiting Fellow no St. John’s College, da Universidade de Cambridge. Suas pesquisas voltam-se para temas relacionados à história visual e história oral, história da memória e história pública. É autora de artigos, capítulos e livros, entre os quais se destacam Poses e Flagrantes: ensaios sobre história e fotografias, Fotografia e história (com John Mraz), Fotograficamente Rio: a cidade e seus temas, Uma história visual da Guanabara (com Marly Motta e Paulo Knauss).
5/4/2023 | Aula 1
A fotografia pública no trânsito da história. Prática fotográfica em regimes autoritários na América Latina – situações, agentes e processos.
12/4/2023 | Aula 2
Fotografia e repressão: imagens inimagináveis – Brasil, Chile, Argentina e Uruguai.
19/4/2023 | Aula 3
Fotojornalismo: denúncia e resistência nas ditaduras do Cone Sul – Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.
26/4/2023 | Aula 4
Da foto-choque ao foto-ícone: as fotografias fazem diferença na história. Análises de fotografias e sua presença na história e na memória das ditaduras latino-americanas.
ESGOTADO
Quando
5, 12, 19 e 26/4/2023, quartas, das 19h às 21h
Evento online
Grátis, com inscrição prévia a partir de 15/3.
Lugares limitados.
A visita será através da plataforma Zoom.
Após sua realização, o conteúdo do curso será disponibilizado no canal do IMS no Youtube.
ARAÚJO, Denize Correa; MORETTIN, Eduardo Victorio; REIA-BAPTISTA, Vitor (ed.). Ditaduras revisitadas: cartografias, memórias e representações audiovisuais. Faro, Portugal: Universidade do Algarve, 2016. E-book. Disponível em: https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/8962/4/Livro_Ditaduras%20revisitadas-3.pdf.
BLEJMAR, Jordana; Fortuny, Natalia; GARCÍA, Luis Ignacio (ed.). Instantáneas de la memoria: fotografia y dictadura en Argentina y América Latina. Buenos Aires, Argentina: Libraria, 2013.
DEL CASTILLO TRONCOSO, Alberto. Ensayo sobre el movimiento estudiantil de 1968: La fotografía y la construcción de un imaginario. México: IISUE/ Instituto Mora, 2012.
ERRÁZURIZ, Luis Hernán; LEIVA QUIJADA, Gonzalo. El golpe estético: dictadura militar en Chile, 1973-1989. Santiago, Chile: Ocho Libros Editores, 2012.
FELD, Claudia. Fotografía y desaparición en Argentina: Consideraciones sobre la foto de Alice Domom y Léonie Duquet tomada en el sótano de la ESMA. In: FELD, Claudia; TRIQUELL, Agustina. Artículos de investigación sobre fotografía 2013. Montevideo, Uruguai: CdF, 2012. p.37-82. Disponível em: http://cdf.montevideo.gub.uy/articulo/editorial.
FORTUNY, Natalia. Memorias fotográficas: imagen y dictadura en la fotografía argentina contemporánea. Buenos Aires: La Luminosa, 2014.
GAMARNIK, Cora. Imagenes de la dictadura militar. La fotografia de prensa antes, durante y después del golpe de Estado de 1976 en Argentina. In: FERNÁNDEZ, Silvia Pérez; GAMARNIK, Cora. Artículos de investigación sobre fotografía 2011. Montevideo, Uruguai: CdF, 2011, p. 51-80. Disponível em: http://cdf.montevideo.gub.uy/articulo/editorial.
LEIVA QUIJADA, Gonzalo. Luis Navarro: La potencia de la memória. Santiago, Chile: Fontart, 2004.
LISSOVSKY, Mauricio; MAUAD, Ana M. As mil e uma mortes de um estudante: foto-ícones e história fotográfica. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 34, n. 72, p. 4-29, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210102.
LISSOVSKY, Mauricio; MAUAD, Ana M. Orgulho da tortura. Revista Zum, São Paulo, n. 17, p. 88-95, out. 2019.
MRAZ, John; MAUAD, Ana Maria (coord.). Fotografía e historia en América Latina. Montevideo, Uruguai: CdF, 2015.