Idioma EN
Contraste

Do fotojornalismo ao arquivo

Mulheres fotógrafas na América Latina

Curso

com Erika Zerwes

Quando

22 e 29/9, 6 e 13/10/2021, quartas, das 17h30 às 19h30. Inscrições a partir de 13/9, às 12h

Evento online e gratuito

4 encontros via plataforma Zoom

Abordando o fazer fotográfico de mulheres como Susan Meiselas, Lucila Quieto, Paula Luttringer, Nair Benedicto, Rosa Gauditano, este curso propõe uma reflexão conceitual e histórica sobre cultura visual, cultura política e a ideia de arquivo na fotografia, através do estudo dessa produção recente da fotografia politicamente engajada, realizada por um sujeito social muitas vezes invisível ou relegado a segundo plano, a mulher.

Como defende Ariella Azoulay em Potential History, desfazer a lógica colonial implica também questionar a utilização de conceitos políticos como cidadão, arquivo, arte, soberania, e direitos humanos, assim como categorias como o novo e o neutro, que reforçam a vontade imperialista de “progresso”. As fotógrafas discutidas propõem abordagens originais e diversas da ideia de arquivo, seja o arquivo do presente, produzido pelo trabalho jornalístico, seja questionando e ressignificando arquivos fotográficos próprios ou institucionais. Desse modo, colocam em xeque narrativas históricas oficiais relativas a momentos de conflitos sociais e políticos na América Latina na segunda metade do século XX.

Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas. Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.

Mulheres pela Vida, da série Protestos, 1988. Coleções Fundación MAPFRE © Paz Errázuriz, cortesia da artista.

Programa


Sobre Erika Zerwes


Como participar