Eduardo Coutinho: uma arte do encontro
Seminário
Com Kamilla Medeiros, Beth Formaggini e Cristiana Grumbach
Quando
Evento gratuito
Mais informações abaixo.
Online
Transmissão via YouTube
Em diálogo com a Ocupação Eduardo Coutinho, em cartaz no IMS Poços de Caldas, o seminário online propõe dois encontros para aprofundar o pensamento, o método e a ética de um dos maiores nomes do documentário brasileiro.
Ao longo de duas noites, pesquisadores e colaboradores próximos de Coutinho revisitam sua obra, seus gestos de escuta e sua maneira singular de fazer cinema “com quase nada”, sempre a partir do encontro, da conversa e da atenção ao outro.

Evento ao vivo com interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

4/2, quarta
O impacto do Nordeste na obra de Coutinho
Com Kamilla Medeiros
Uma análise do papel estruturante do Nordeste em sua filmografia, de Globo Repórter a Cabra Marcado para Morrer, passando pela figura de Elizabeth Teixeira e pela importância dos arquivos preservados no IMS.
5/2, quinta
Coutinho na intimidade
Com Beth Formaggini e Cristiana Grumbach
Duas colaboradoras fundamentais do cineasta compartilham relatos sobre seu método de trabalho, sua ética e as histórias construídas ao longo de décadas de parceria.
Mediação: Carlos Alberto Mattos, co-curador da exposição.
Kamilla Medeiros é mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com pesquisa voltada ao cinema documentário brasileiro e à obra de Eduardo Coutinho. É cineclubista, curadora e produtora cultural.
Beth Formaggini é historiadora e documentarista, diretora de longas e séries premiados, como Memória para Uso Diário, Xingu Cariri Caruaru Carioca e Pastor Cláudio. Colaborou com Eduardo Coutinho em filmes como Babilônia 2000, Edifício Master e Peões, e dirigiu o média-metragem Apartamento 608 – Coutinho.doc.
Cristiana Grumbach é documentarista, psicanalista e astróloga. Dirigiu longas e curtas-metragens e colaborou com Eduardo Coutinho como assistente de direção e pesquisadora em filmes fundamentais de sua filmografia, como Santo Forte, Edifício Master, Jogo de Cena e O Fim e o Princípio.
Carlos Alberto Mattos é crítico e pesquisador de cinema, autor de oito livros, o último dos quais é Sete faces de Eduardo Coutinho. É curador da Ocupação Eduardo Coutinho. Escreve em carmattos.com e no portal Carta Maior.
Quando
4 e 5/2/2026, quarta e quinta, 19h às 20h30
Onde
Evento online
A transmissão será através do YouTube
O link para acesso será disponibilizado em breve.
Evento gratuito
Evento ao vivo com interpretação e tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais)
