Idioma EN
Contraste

Elas no Choro

Apresentação

Parte da série Música na Jabuticabeira

Quando

14/1/2024, domingo, 10h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Poços

Chalé Cristiano Osório

Rua Teresópolis, 90

Poços de Caldas/MG

Criado pelo Clube do Choro de São Paulo, que reúne mais de 300 musicistas atuantes na capital, o projeto Elas no Choro tem o objetivo de apresentar a efervescência da cena feminina no gênero.

Resultado da grande inquietação de diversos chorões e choronas de toda a cidade, o Clube do Choro de São Paulo ressurgiu em agosto de 2015 a partir da união de mais de 300 músicos atuantes no cenário paulistano. O Clube estabeleceu uma parceira com a prefeitura de São Paulo e realizava as atividades nos teatros públicos, inicialmente no Arthur Azevedo, depois ampliando para outros.

Nesse período, foram organizadas 114 rodas de choro, 39 shows e 12 workshops. Além das atividades nos teatros, o Clube realizou outros eventos como o Elas no Choro (uma roda de choro só com mulheres), shows na Virada Cultural, aniversário de São Paulo, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Clube também organizou eventos de sucesso no Sesc Pompeia, Auditório Ibirapuera, Itaú Cultural e no Instituto Moreira Salles, entre outros importantes polos culturais da cidade.

A apresentação, que faz parte da série Música na Jabuticabeira, contará com a presença da violonista Helô Ferreira, da pandeirista e cavaquinista Marina Siqueira, da pianista Dudah Lopes e da flautista Cibele Palopoli.

Grupo Elas no Choro. Foto de Jana Inocêncio.

Instrumentistas

Helô Ferreira
Violonista e bacharela em música pela Faculdade Cantareira e licenciada em música e mestre em Educação pela UFSCar. Já trabalhou como violonista com nomes como Mart'nália, Raquel Tobias, Fabiana Cozza, Ana Maria Carvalho, Nega Duda e Glória Bonfim. É diretora musical de projetos como o Cena de Mulher, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (São José dos Campos) e do coletivo Massembas de Ialodês, que anualmente celebra mulheres do samba num festival no Sesc Pompeia. É violonista e arranjadora do grupo Dona da Rua, com quem produziu o álbum Samba-Revolução. Trabalha como articuladora cultural em prol do movimento de mulheres na música.

Marina Siqueira
Musicista, cantora, pandeirista e cavaquinista. Idealizadora e participante dos grupos musicais Jatobá, Canarinho Chorão e Coletivo Mulheres do Choro de SP e dos grupos Histórias de Brincar e Canta e Conta, voltados ao público infantil. Psicóloga psicodramatista, pós-graduada em Formação Integrada em Voz, pelo Centro de Estudos da Voz/SP. Lecionou no Instituto Brincante por nove anos. Desde 2009 se apresenta em várias programações da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Sesc, CEUs, teatros, espaços culturais e programas de TV, como Brasil Toca Choro Brasil Toca Pixinguinha (TV Cultura, SP), além de eventos do universo do choro.

Dudah Lopes
Pianista e arranjadora de formação clássica e popular. Se apresentou com Duofel, Tetê Espíndola, Martinho da Vila, Izaías e Israel de Almeida, Canhotinho (Demônios da Garoa), entre outros ícones da MPB. Foi assistente de direção musical do maestro Laércio de Freitas, na pocket ópera Portinari (temporada em unidades do Sesc em São Paulo e interior). Com sua banda Ladies Instrumental, dividiu palco com Djavan e Al Di Meola no Festival de Blues do Banco do Brasil.

Cibele Palopoli
Flautista, professora e pesquisadora. Autora da tese de doutorado Violão velho, Choro novo: processos composicionais de Zé Barbeiro, defendida na Universidade de São Paulo em 2018. É Doutora em Música (2014-2018), Mestre em Artes (2011-2013) e Bacharel em Música (flauta transversal, 2007-2010), todos pela USP. Foi bolsista FAPESP e do Grupo Santander. Realizou parte do mestrado no King's College London. Professora da Universidade Católica de Santos desde 2016, foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música em 2020. Enquanto flautista atua regularmente no repertório erudito e popular, tendo realizado apresentações no Brasil e em países como Argentina, Moçambique, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e Uruguai.

Repertório

Apanhei-te, cavaquinho (Ernesto Nazareth)
Atraente (Chiquinha Gonzaga)
Benzinho (Jacob do Bandolim)
Brejeiro (Ernesto Nazareth)
Bole-bole (Jacob do Bandolim)
Cochichando (Pixinguinha)
Delicado (Waldir Azevedo)
Doce de coco (Jacob do Bandolim)
Feia (Jacob do Bandolim)
Gaúcho corta-jaca (Chiquinha Gonzaga)
Ingênuo (Pixinguinha)
Lamentos (Pixinguinha)
Naquele tempo (Pixinguinha)
Noites cariocas (Jacob do Bandolim)
Odeon (Ernesto Nazareth)
Pedacinhos do céu (Waldir Azevedo)
Primeiro amor (Patápio Silva)
Santa morena (Jacob do Bandolim)
Sofres porque queres (Pixinguinha)
Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu)

Como participar

Quando

14/1/2024, domingo, 10h

Onde

IMS Poços
Rua Teresópolis, 90
Poços de Caldas/MG

Entrada gratuita

Grátis, lugares limitados (120 lugares).