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Evento gratuito
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Online
Através do YouTube e do Facebook do IMS
Apresentação do projeto de impressão fotográfica analógica das séries completas Fotoformas e Sobras, de Geraldo de Barros (1923-1999). As duas séries, construídas a partir de múltiplas e variadas intervenções do artista, foram produzidas no Instituto Moreira Salles a partir dos negativos originais e matrizes fotográficas híbridas. Trata-se de um projeto único e inédito de produção integral em laboratório destas séries de estudo e pesquisa, contribuindo para uma compreensão mais ampla e aprofundada dos processos de trabalho e criação de Geraldo de Barros.
O projeto consolida um extenso processo de pesquisa, preservação e institucionalização da obra fotográfica de Geraldo de Barros, representado por um lado pela incorporação definitiva ao acervo do IMS dos negativos e matrizes originais da série Fotoformas, bem como de contatos avulsos, pranchas de contato, pequenas provas de trabalho, anotações e vintages. E, por outro, pelo depósito em comodato no IMS por Fabiana de Barros da série Sobras, composta por suas matrizes, provas de laboratório, anotações e remanescentes fotográficos do processo de criação das próprias matrizes.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Ailton Silva
Supervisor do Laboratório Fotográfico do IMS e master printer responsável pelas impressões analógicas das duas séries completas. Especialista em processos analógicos históricos e contemporâneos, dedica-se à preservação e restauração de acervos de negativos originais. Participou de exposições como Albuminas contemporâneas (CCJF) e The Aesthetics of Joy: Holi and Carnival (Delhi, Índia). Em 2019 foi um dos ganhadores do prêmio Mario Cravo Neto com o projeto Lençóis maranhenses em colódio úmido.
Fabiana de Barros
Filha de Geraldo de Barros, é artista plástica formada pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo. Possui pós-graduação em multimídia na École Supérieure d’Art Visuel de Genebra HEAD, Suíça. Desde 1989, dirige o arquivo fotográfico de Geraldo de Barros e organiza importantes exposições dedicadas ao artista. Organizou os livros Sobras e Fotoformas (Cosac Naify, 2006) e Geraldo de Barros: Isso (Edições Sesc, 2013) e é autora do livro Aberto [Open]: fiteiro cultural (Edições Sesc, 2017).
Michel Favre
Cineasta suíço e diretor de reportagem para Televisão Suíça entre 1991 e 2006. Lecionou cinema na Universidade de Arte e Design de Genebra (HEAD GE) de 2006 a 2014. Dirigiu os longa metragens Geraldo de Barros - Sobras em Obras (1999), Ouvindo Imagens (2006), tão perto tão longe (2012), Desenha-me um rio (2016) e Viagem ao Vazio (2018). Responsável com Fabiana de Barros do Arquivo Geraldo de Barros com sede em Genebra.
Millard Schisler
Educador há mais de três décadas, lecionou na Focus Escola de Fotografia, no Certificate Program for Photographic Preservation no George Eastman Museum, no Rochester Institute of Technology na School of Photographic Arts and Sciences e School of Print Media. Hoje leciona preservação digital para o mestrado online de Museologia da Johns Hopkins University. Tem trabalhado há 15 anos em projetos em museus e arquivos, muitos voltados para digitalização preservação dos novos materiais nato‐digitais. É Gestor de Acervos do Instituto Moreira Salles desde 2020.
Rubens Fernandes Júnior
Pesquisador e curador de fotografia. Foi cocriador e curador de fotografia do Gabinete Fotográfico da Pinacoteca do Estado de São Paulo e do Museu de Arte de São Paulo – MASP. É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professor e diretor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado. É um dos fundadores, em 1991, do coletivo NAFOTO – Núcleo dos Amigos da Fotografia. Dividiu com Stefania Bril a curadoria da mostra Colors from Brazil, no Fotofest, Houston, em 1992. Foi contemplado com a Bolsa Marc Ferrez de Fotografia e recebeu o prêmio APCA pelas exposições Mario Cravo Neto, Masp (1995) e A(s)simetrias, fotografias de Geraldo de Barros, Galeria Brito Cimino (2006). Entre seus principais livros estão: Labirinto e Identidades – Fotografia Brasileira Contemporânea (2003) e Papéis Efêmeros da Fotografia (2015).
Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.
Quando
14/12/2022, quinta, às 18h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.