Idioma EN
Contraste

Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985

Encontro de formação com professores, agentes da cultura e da saúde

Atividade educativa

Parte da série Encontro de formação

Quando

27/4/2024, sábado,

das 9h às 12h30.

Inscrições de 12/04 a 26/04

Evento gratuito

Vagas limitadas. Mais informações abaixo

IMS Paulista

Sala de aula - 2º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Entre ficção e realidade: Bodanzky e o Brasil sob ditadura

O Encontro de Formação propõe como disparador a exibição de Iracema - Uma Transa Amazônica (1974) - importante longa de Bodanzky por expandir fronteiras entre o documentário e a ficção. Diante disso, a exposição QUE PAÍS É ESTE? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985, será o lugar propositivo para fruição e dialogias sobre as representações simbólicas que interseccionam-se com raça, trabalho e território presentes nas obras do cineasta - sendo uma oportunidade para explorar abordagens pedagógicas relevantes para os específicos contextos de educação.

Público: professores; educadores; pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental; e estudantes de áreas afins.

 

Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.

Filmagens de Gitirana (1975), com o técnico de som Ahim Tappen, Jorge Bodanzky, a atriz Conceição Senna e figurantes. Foto de autoria não identificada. Acervo pessoal de Jorge Bodanzky

Como participar

Quando

27/4/2024, sábado, das 9h às 12h30

Onde

IMS Paulista
Sala de aula - 2º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados (40 vagas).
Encontro único, presencial, com certificado de participação.
Público: Professores, educadores, pessoas que atuam com acessibilidade, inclusão e saúde mental e estudantes de áreas afins.
Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.


O que é o Encontro de formação?

Uma série com atividades de investigação de temas, obras e artistas das exposições do IMS, combinando momentos de reflexão e troca com vivências. Os objetivos centrais são a ampliação de repertório, o intercâmbio de ideias e práticas e a criação de possibilidades de abordagem da arte e da cultura em sala de aula.

Outras atividades da série

São Paulo   |   Rio de Janeiro  |  Poços de Caldas


Exposição relacionada


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.