Como construir um ensaio fotográfico autoral em meio à pandemia e ao isolamento? Esta oficina online propõe uma investigação a partir do acervo particular dos participantes, aliada à prática do autorretrato e ao conceito de edição como norteador dos trabalhos. Além dos exercícios práticos, serão apreciadas e discutidas obras de autores que, a seu modo, dão suporte a esse recorte, como Robert Frank.
Pré-requisitos: A oficina é voltada para pessoas que já tenham se iniciado em fotografia e tenham interesse em trabalhar em seu acervo pessoal para constituição de um ensaio.
1) Discussão sobre o conceito de ensaio. Apresentação da pesquisa fotográfica da professora na qual articula imagens de acervo, fotos de família e produção recente, guiada por um entendimento interno. Organização da mostra dos ensaios dos participantes ao longo dos encontros.
2) Projeção do livro Immediate Family, de Sally Mann e do ensaio Transparências de lar, de Ilana Bar. Discussão do trabalho dos participantes.
3) A fotografia familiar na obra de Robert Frank. Discussão do trabalho dos participantes.
4) Diane Arbus e o estranhamento: o outro como avesso de si. Discussão do trabalho dos participantes.
5) Apreciação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da oficina.
É fotógrafa, pesquisadora e doutoranda em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Investiga a construção do ensaio fotográfico a partir da elaboração de maquetes de livro, tendo a edição e a impressão como elementos fundamentais.
ESGOTADO
Quando
1, 8, 15, 22 e 29 de outubro de 2020, quintas, das 18h às 20h30
Oficina online
Grátis, com inscrição prévia.
Lugares limitados (20 vagas)
A oficina acontecerá pela plataforma Zoom.
Pré-requisitos
A oficina é voltada para pessoas que já tenham se iniciado em fotografia e tenham interesse em trabalhar em seu acervo pessoal para constituição de um ensaio.