De 14 a 16 de novembro, o IMS Paulista recebe pelo segundo ano consecutivo as atividades do Ambiente de Mercado da 5ª edição do Festival Nicho Novembro, do Nicho 54, instituto voltado à qualificação e ao suporte a carreiras de profissionais negros do audiovisual.
O Ambiente de Mercado do Festival Nicho Novembro é um espaço racialmente seguro e qualificado de promoção de encontros e oportunidades para a Comunidade Nicho 54 e agentes da indústria.
As atividades buscam promover reais possibilidades de negociação de projetos e construção de redes, e trazem para discussão as perspectivas e os impactos que o Nicho 54 vem realizando em sua atuação nos mercados brasileiro e internacional.
Nicho Novembro 2023 é realizado pelo Nicho 54, com patrocínio da Spcine, empresa pública de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo. Tem o apoio de Instituto Moreira Salles, Firelight Media, Projeto Paradiso e Embaixada da França, apoio institucional de Centro Cultural São Paulo e parceria de Quanta, API (Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro) e Embaixada dos EUA.
Esta programação faz parte do Novembro Negro 2023 ►
Painéis
Os painéis espelham o diálogo que o Instituto NICHO 54 tem em sua atuação internacional. A curadoria é realizada por Fernanda Lomba, Consulado Geral da França no Brasil e Firelight Media. Mediação Laís Franklin.
Estudos de casos
O Instituto Nicho 54 convida instituições e profissionais parceiros para apresentarem Estudos de Caso que traduzem resultados e impactos da relação entre formação e mercado.
14/11/2023, terça
16h30
Estudo de caso | Aceleradora Paradiso - Projeto Paradiso
Com Josephine Bourgois, diretora-executiva do Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso compartilha o processo de criação da Aceleradora Paradiso, programa de formação e inserção no mercado criativo de profissionais negros, realizado em parceria com empresas do audiovisual e o instituto Nicho 54.
A edição piloto do programa de shadowing, realizada em 2022, foi voltada para a área de direção e buscou um profissional negro que ainda não tivesse dirigido seu primeiro longa-metragem. A selecionada foi a mineira Larissa Barbosa, que acompanhou o diretor André Novais na pré-produção e filmagem do longa O dia que te conheci, que estreou este ano no Festival do Rio (Prêmio Especial do Júri) e na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Larissa passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos.
Em outubro deste ano, o Projeto Paradiso lançou a Aceleradora Paradiso oficialmente na Mostra. Sua próxima edição será voltada à produção-executiva.
19h
Painel 1 | Firelight media apresenta
A atuação da Firelight na produção de documentários de realizadores não brancos
Com Loira Limbal e mediação de Laís Franklin
16/11/2023, quinta
16h30
Estudo de caso | Quanta Escola e Nicho 54: formação e empregabilidade
Com Ariane Breyton, Gabriel Ferreira e Gabriela Araujo
A Quanta Escola é um programa de formação da Quanta para profissionais iniciantes em diversas funções que se relacionam com as atividades da empresa. Com o intuito de formar profissionais qualificados para serem absorvidos pela própria empresa, mas também para o mercado, a Quanta Escola vem como uma solução interna para a falta de profissionais especializados em determinadas áreas. A mesa trará a perspectivas da concepção, dos participantes e do processo de acompanhamento dos profissionais contratados.
17h30
Pré-lançamento Nicho Conecta
O Nicho Conecta é a plataforma do Nicho 54 para a conexão entre profissionais e empresas, com o objetivo de resultar em contratações efetivas. Será pré-lançada nessa ocasião, onde serão apresentados os objetivos e as funcionalidades do projeto em desenvolvimento.
19h
Painel 2 | Consulado-Geral da França em São Paulo apresenta:
Faça com que seus programas sejam vendidos em todo o mundo; “Get your programs sold all over the world”
Com Audrey Kamga (ARTE France) e mediação de Laís Franklin
Ariane Breyton
Psicóloga formada pela PUC-SP, com mestrado em Paris VII Nanterre, tem mais de 20 anos de experiência como empresária e administradora de empresas. Lidera a Hollywood Store, uma loja especializada em equipamentos para produções audiovisuais no Brasil. É sócia no Grupo Quanta, referência no segmento audiovisual, oferecendo locação de estúdios de alta tecnologia, pós-produção, produção virtual e broadcast, e diretora de recursos humanos no grupo. Mentora ativa no Projeto Quanta Escola, colabora com os demais sócios para impulsionar o ensino e a capacitação do mercado audiovisual.
Audrey Kamga
Executiva premiada, com profundo conhecimento e experiência na maioria dos principais mercados de TV, incluindo as Américas e a região EMEA. Atuando com sucesso na ARTE France, uma das maiores emissoras europeias com financiamento público, ela possui um histórico de distribuição diversificado, trabalhando com documentários e entretenimento factual, com experiência em vendas, aquisições, marketing e assuntos comerciais. Bem familiarizada com histórias da TV e cultura pop, Audrey realmente acredita na importância da diversidade e da inclusão, e em uma abordagem equilibrada de gênero dentro e fora da tela.
Fernanda Lomba
Nascida e radicada em São Paulo. Atua na intersecção entre produção, criação, qualificação profissional e políticas do setor audiovisual. Com experiência em análise de mercado e curadoria de projetos, tem contribuições com festivais e mercados no exterior, como jurada do Doc in progress do Cannes Doc (2023) e triagem de projetos brasileiros para Firelight Media (2022). É cofundadora e atual diretora executiva do Nicho 54, instituto que promove suporte à carreira de profissionais negros em audiovisual. Criou a metodologia do Nicho Executiva, programa de mentoria e intercâmbio internacional para produtoras executivas negras.
Gabriela Araujo
Profissional formada em produção audiovisual pela FIAM-FAAM, iniciou sua carreira com um estágio em motion design no Núcleo de Audiovisual da FIAM-FAAM e, em 2022, participou do curso de composição de efeitos visuais na Quanta Escola e Nicho 54. Em seguida, foi convidada para fazer parte da equipe de assistentes e, hoje, ocupa a posição de compositora júnior no Grupo Quanta. Desde muito jovem, Gabi nutre uma paixão pelo cinema, mas se encantou por efeitos visuais (VFX). Hoje, ela se dedica a aprimorar suas habilidades.
Gabriel Ferreira
Formado em audiovisual pela FIAM-FAAM, atualmente cursa MBA em gestão de projetos na USP. Participou do Lab de Produção Virtual na Quanta Escola e Nicho 54 em 2020, o que o levou a se tornar operador de produção virtual no grupo Quanta. Com mais de três anos de experiência, contribuiu para mais de 20 projetos. É um entusiasta e pesquisador dedicado à diversidade no audiovisual.
Josephine Bourgois
Diretora executiva do projeto Paradiso, iniciativa filantrópica que investe em formação profissional e na internacionalização do audiovisual brasileiro. Com mestrados em letras pela Sorbonne (Paris) e em ciências sociais pela Universidade de Nova York (NYU), trabalha há mais de 18 anos no terceiro setor e na área cultural no Brasil.
Laís Franklin
Editora-chefe na revista Bravo!, Laís Franklin é jornalista especializada em cultura e busca ampliar os diálogos de diversidade racial e inclusão no mercado editorial. Já entrevistou personalidades internacionais como Viola Davis e Michaela Coel e perfilou cineastas como Sabrina Fidalgo e Luh Maza.
Loira Limbal
Cineasta e DJ afro-latina premiada, interessada na criação de arte voltada para comunidades de cor. Seu filme Through the night, documentário de longa-metragem sobre uma creche 24 horas, ganhou o Prêmio DuPont, escolha dos críticos do New York Times, foi selecionado para uma estreia mundial no Festival de Cinema de Tribeca de 2020 e foi ao ar na série POV da PBS, em maio de 2021. É bolsista do United States Artists Fellow, do Sundance Institute e indicada ao NAACP Image Award. É ex-vice-presidente sênior de programas da Firelight Media. Limbal é formada em história pela Brown University e concluiu o Third World Newsreel's Film and Video Production Training Program. Vive em Porto Rico com seus dois filhos.
Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
Quando
14 a 17/11/2023, terça a sexta.
Onde
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Necessária inscrição prévia.
Lugares limitados.
Lançado em novembro de 2019, o Instituto NICHO 54 atua no fomento às carreiras de profissionais negras, negres e negros do audiovisual no Brasil. Atento à necessidade de um trabalho que contemple os diferentes pontos do setor, nossa atuação está estruturada em três pilares: Curadoria, na qual apostamos na construção de um outro imaginário acerca das vidas negras; Formação, que compreende tanto o aprendizado técnico quanto o compartilhamento de saberes; e Mercado, por meio da qual sensibilizamos agentes contratantes no que tange à presença negra.
Para mais informações, acesse as redes sociais do instituto: Site | Instagram | Facebook