Este festival faz parte da programação Novembro Negro.
A sexta edição do Festival NICHO Novembro traz novidades para conectar o público à sua programação. No CCSP serão sete dias de atividades gratuitas com mostra de filmes com foco nacional e presença dos realizadores. A mostra terá exibição às 19h, seguida de bate-papo com realizadores, equipe curatorial e convidados; e reprise das sessões no dia seguinte, às 17h, sempre na sala Lima Barreto do CCSP. A sessão de abertura acontecerá para convidados e público geral no jardim suspenso do CCSP, no sábado, 9 de novembro, às 19h. O show de encerramento, no dia 16 de novembro, na sala Adoniran Barbosa do CCSP, apresenta Xenia França para uma celebração do festival e do novembro negro.
Já o IMS Paulista recebe uma programação de quatro dias com foco no mercado, conectando fazedores de cinema e oportunidades de atuação. Uma programação que conta com oficinas, rodadas de negócios e pitching show mediante inscrição prévia e também dois dias de painéis abertos ao público, com foco em conversas relevantes para pessoas negras realizadoras de cinema.
Um dos destaques, no dia 15, é a conversa com a produtora francesa Laurence Lascary, produtora entre outros títulos, do novo filme do Raoul Peck, Ernest Cole: Lost and Found. A vinda da produtora ao festival é uma oportunidade única e exclusiva para abordar desafios e oportunidades da produção francesa e traçar paralelos com a produção brasileira. Já no dia 16, os destaques ficam por conta dos encontros com Grace Passô e Julia Alves compartilhando o work in progress do primeiro longa-metragem dirigido por Grace, Amores, e Lucas H. Rossi que compartilha o processo de seu filme Othelo, o grande, recém-lançado nos cinemas.
Painéis
Os painéis espelham o diálogo que o Instituto NICHO 54 tem em sua atuação no setor e na área internacional. A curadoria é realizada por Fernanda Lomba.
15/11/2024, sexta
14h | Painel: Mais mulheres na produção
Com Juliana Lira, Thaís Moresi e Rubian Melo
Uma discussão em torno da arte da produção de projetos de cinema com foco na produção de impacto e na internacionalização do Cinema Brasileiro.
16h | Painel: Nicho 54 convida ANCINE
Com Paulo Alcoforado
Será apresentado o papel da ANCINE e iniciativas de acesso para produtores negros e negras.
19h | Painel: Produção de documentário no Brasil e na França
Com Laurance Lascary
Apresentação da trajetória da produtora francesa Laurance Lascary e detalhamento de sua última produção, o documentário Ernest Cole: Lost and Found, de Raoul Peck, vencedor do prêmio de Melhor Documentário na edição deste ano do Festival de Cannes. O evento contará com tradução consecutiva.
16/11/2024, sábado
14h | Painel: A criatividade do arquivo, o caso de "Othelo, o grande"
Com Lucas H. Rossi
As soluções criativas e desafios do cineasta Lucas H. Rossi no documentário Othelo, o grande.
17h | Painel: Em produção
Com Grace Passô e Julia Alves
O painel apresenta a trajetória da diretora Grace Passô e da produtora Julia Alves e comenta o work in progress de Amores, primeiro longa-metragem de Passô, em etapa de finalização. A mesa contará com uma exibição do curta-metragem República (2020), roteirizado, dirigido e protagonizado por Grace Passô. República fez parte do programa IMS Convida e foi premiado como melhor curta-metragem do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Paulo Alcoforado
Diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), no exercício de seu segundo mandato, tendo também exercido os cargos de superintendente de Fomento e secretário de Políticas de Financiamento da Ancine e de diretor da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Participou da implantação e coordenação executiva dos Programas DOCTV Brasil e DOCTV América Latina, tendo liderado a implantação do Programa DOCTV CPLP.
Rubian Melo
Jornalista, produtora e diretora executiva da Saturnema Filmes, especializada em planejamento e gestão de projetos de comunicação e audiovisual. Possui ampla experiência em projetos para TV, web, streaming e cinema. Foi curadora para a Globo Filmes e Gloob e trabalhou em produtos exibidos em mais de 20 canais na América Latina e em plataformas como Amazon Prime. Desde novembro de 2023, é talento Paradiso e ministra masterclasses em instituições renomadas, como USP, Instituto de Cinema, Univille e Lab Negras Narrativas.
Thais Moresi
Nascida em Guarulhos (SP), é graduada em comunicação social e tem mais de 12 anos de experiência entre cinema e produção para streaming. Com uma sólida trajetória no departamento de produção-geral e produção executiva, trabalhou em projetos para empresas como O2 Filmes, Cinefilm, Paranoid BR, Preta Portê Filmes, RT Features, entre outras. Atualmente, é produtora executiva na Boutique Filmes. Destacam-se em seu portfólio filmes como A vítima invisível: o caso Eliza Samudio, O animal cordial e Vaca profana, além de séries como Flordelis: questiona ou adora e Afronta. Também mantém uma relação com a psicanálise e o hip-hop, acreditando no potencial transformador das relações humanas e em uma ótica de trabalho mais respeitosa, horizontal e diversa.
Julia Alves
Mestra em patrimônio cultural, paisagens e cidadania pela Universidade Federal de Viçosa (MG) e pela Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e graduada em audiovisual pela ECA-USP, atua como produtora e produtora executiva em produções independentes, com foco em filmes autorais e coproduções internacionais. Entre suas produções, estão Filme particular, de Janaína Nagata (IDFA 2022 – Prêmio The Beeld & Geluid Reframe), Os delinquentes, do argentino Rodrigo Moreno (Festival de Cannes 2023 – Un Certain Regard), A flor do buriti, de Renée Nader Messora e João Salaviza (vencedor do Prémio Ensemble no Festival de Cannes 2023), Tudo o que você podia ser, de Ricardo Alves Jr. (Festival do Rio 2023 – Melhor Direção e Prêmio do Júri Félix) e Neirud, de Fernanda Faya (Olhar de Cinema 2024 – Melhor Filme e Melhor Montagem). Foi colaboradora da produtora portuguesa Oublaum Filmes de 2021 a 2024, estando à frente de produções e coproduções com Moçambique, França, Argentina, Paraguai, Peru, Países Baixos, Singapura e Taiwan. Em 2024, após nove anos como produtora na Sancho&Punta, criou a Quarta-Feira Filmes, produtora independente especializada em produções cinematográficas autorais e parcerias internacionais. É alumni do Berlinale Talents 2019 e graduada do Eave Producers Workshop 2023.
Grace Passô
Atriz e diretora, cria no cinema e teatro. No cinema, é atriz nos filmes Praça Paris, Temporada, No coração do mundo, O dia que te conheci, entre outros. Recebeu prêmios de Melhor Atriz no Festival do Rio (2018 e 2023), Candango no Festival de Brasília (2018 e 2023), Melhor Atriz no Festival de Turim, na Itália. Criou República (Melhor Curta-Metragem nos Prêmios Kinoforum e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) e dirigiu, junto a Ricardo Alves Jr., Vaga carne, filme reescrito no audiovisual a partir de solo teatral de sua autoria. Como dramaturga no teatro, recebeu os prêmios Shell SP e RJ (2005 e 2016), APCA-SP (2016), Cesgranrio (2016 e 2018), Prêmio Leda Maria Martins (2016), dentre outros. É a primeira dramaturga negra a receber o prêmio Shell no Brasil. Na TV, é coautora da série Histórias impossíveis (Globo) e do documentário Resistência – História da resistência negra no Brasil (Globoplay). Atualmente, é diretora das peças teatrais Herança (50 anos das artes de Maurício Tizumba) e O fim é uma outra coisa (projeto de Zora Santos). Como atriz, circula com o solo Vaga carne pelo Brasil. Também finaliza seu primeiro longa, Amores, filmado no final de 2023.
Juliana Lira
Fundadora e produtora executiva da Lira Filmes. Com 26 anos de carreira, ingressou na TV Manchete e se destacou na TVI/Pernambuco, produzindo eventos esportivos com Luciano do Valle. Com 7 anos de experiência, tornou-se diretora na Hispaniola Produções, liderando The Amazing Race – A corrida milionária com a Disney. Em 2014, fundou a Lira Filmes, produzindo Roupa de baixo, O verde está do outro lado e as séries Borboletas e sereias e Aqueles dias. Distribuiu Levante, Nada será como antes e Barulho da noite. Ativa no Mulheres do Audiovisual Brasil e conselheira da ESPM, Juliana se dedica ao empoderamento feminino na indústria audiovisual.
Laurence Lascary
Produtora francesa de cinema. Com sua empresa De l'Autre Côté du Périph' (DACP), produziu mais de 40 curtas-metragens, cinco documentários e dois longas-metragens, incluindo L'Ascension, dirigido por Ludovic Bernard, que vendeu mais de um milhão de ingressos e foi adquirido pela Netflix para distribuição no resto do mundo. O nome de sua empresa incorpora o tipo de projeto que a interessa. Quer falar sobre a França de hoje com histórias que refletem sua pluralidade. O último longa-metragem da DACP, À la belle étoile, dirigido por Sébastien Tulard, foi lançado em 22 de fevereiro de 2023 em mais de 30 países. Laurence Lascary também é a produtora supervisora do último filme de Raoul Peck, Ernest Cole, photographe. Atualmente, ela está trabalhando com o premiado diretor em novos projetos.
Lucas H. Rossi
Realizador negro radicado no Rio de Janeiro. Juntos, seus curtas-metragens O vestido de Myriam (2017), Ser feliz no vão (2020) e Atordoado, eu permaneço atento (2020) somam quase 300 seleções ao redor do mundo. Produziu séries e longas, como Eu sou Maria, Malês, Canastra suja, Candelária, Vizinhos, A morte habita à noite (Festival de Rotterdam 2020), entre outros, além de curtas premiados, como Ao final da conversa, eles se despedem com um abraço, Repulsa, Auto falo e Último domingo. Seu primeiro longa-metragem, Othelo, o grande, foi ganhador do prêmio Redentor de Melhor Documentário na sua estreia no Festival do Rio, em 2023.
Quando
15 e 16/11/2024, sexta e sábado.
Onde
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Distribuição de senhas no hall de entrada do cinema (3º andar) a partir das 13h de cada dia. Limite de uma senha por pessoa. Sujeito à lotação da sala.
Lançado em novembro de 2019, o Instituto NICHO 54 atua no fomento às carreiras de profissionais negras, negres e negros do audiovisual no Brasil. Atento à necessidade de um trabalho que contemple os diferentes pontos do setor, nossa atuação está estruturada em três pilares: Curadoria, na qual apostamos na construção de um outro imaginário acerca das vidas negras; Formação, que compreende tanto o aprendizado técnico quanto o compartilhamento de saberes; e Mercado, por meio da qual sensibilizamos agentes contratantes no que tange à presença negra.
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