Atividades
Quando
Evento gratuito
IMS Paulista
O Festival ZUM é um evento que a revista ZUM e o Instituto Moreira Salles promovem anualmente em torno da fotografia e da cultura visual contemporânea, com debates, oficinas, exposições e feira de fotolivros.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Curadoria
Thyago Nogueira (coord.)
Rony Maltz
Ângelo Manjabosco
Daniele Queiroz
Miguel Del Castillo
Lais Ribeiro
10h - 20h | Exposições
Corpo preta, instalação de muSa michelle mattiuzzi
Biblioteca de fotografia - 1º andar
Exposição Convocatória de fotolivros Festival ZUM 2024
Biblioteca de fotografia - 1º andar | Entrada gratuita
10h - 12h | Conversa com autores e anúncio dos premiados na convocatória de fotolivros ZUM
Biblioteca de Fotografia - 1º andar | Entrada gratuita, por ordem de chegada | Lugares limitados.
Eventos com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
13h - 19h | Feira de fotolivros + lançamentos com autores
Térreo | Entrada gratuita
DEBATES
Cinema - 3º andar. Lugares limitados (capacidade 145 lugares). Distribuição de senhas para qualquer uma das mesas da programação do dia, a partir das 12h na Bilheteria. (1 senha por pessoa).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
15h | Mesa 1: Dançando com a câmera
Tadáskía e Olinda Tupinambá conversam com Amanda Carneiro
No subúrbio carioca ou nas florestas tropicais, a performance se transforma em ferramenta para construir relações afetivas, combater estereótipos e resistir ao apagamento.
Tadáskía
Artista, formada em artes visuais e mestra em educação pela UFRJ. Apresentou as exposições Sob as cinzas, brasa, no 37º Panorama da Arte Brasileira (MAM-SP, 2022), e Projects: Tadáskía (MoMA, 2024), em Nova York. Participou da 35ª Bienal de São Paulo (2023). Publicada na revista ZUM #27.
Olinda Tupinambá
Jornalista, cineasta e ativista. Dirigiu o curta Equilíbrio (2020), e é coautora da série documental Falas da Terra (2021), produzida pelos Estúdios Globo. Foi curadora do 1º Festival de Cinema e Cultura Indígena – FeCCI (2022), entre outros. Participou da 60ª Bienal de Veneza (2024).
Amanda Carneiro
Curadora no Museu de Arte de São Paulo (Masp), co-editora da revista Afterall, publicação da Universidade de Artes de Londres, e organizadora artística da 60ª Bienal de Veneza (2024).
17h | Mesa 2: Rituais de comunhão
Gê Viana, Caio Pacela e Lincoln Péricles conversam com Tatiane de Assis
A colagem de Viana, a pintura de Pacela e o cinema de Péricles inventam maneiras de narrar o Brasil contemporâneo, incorporando formas tradicionais de espiritualidade, comunhão e resistência.
Gê Viana
Fotógrafa, performer e pesquisadora. Apresentou as exposições Retirar o sol das cabeças, uma reza das imagens (2022), na Galeria Superfície (SP), e Layers, Loops, Lines!, no Museu de Arte de Borås, na Suécia. Foi residente da Bolsa Pampulha em 2018-2019. Vencedora do Prêmio Pipa 2020. Publicada na revista ZUM #25.
Caio Pacela
Bacharel em pintura pela UFRJ. Participou das exposições Entes (SP-Arte, 2024) e O que te faz olhar para o céu? (Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, 2024). Publicado na revista ZUM #27.
Lincoln Péricles
Cineasta autodidata e educador popular. Idealizador da Cinemateca da Quebrada, membro do coletivo Astúcia Filmes, dirigiu e roteirizou os filmes Meu amigo Pedro Mixtape (2023), Roubar um plano (2023), com André Novais Oliveira, e Mutirão: o filme (2022), entre outros.
Tatiane de Assis
Crítica de arte e repórter na revista piauí. Tem especialização em artes na Unicamp.
19h | Mesa 3: Beleza revolucionária
Com Zanele Muholi
Um dos nomes mais importantes do ativismo visual contemporâneo fala sobre seu trabalho fotográfico de décadas na luta contra a violência de gênero e na celebração da beleza queer negra na África do Sul.
Evento com tradução simultânea.
Zanele Muholi
Artista e ativista visual. Publicou os livros Faces and Phases (2014), Somnyama Ngonyama, vol. 1 e 2 (2018/2024). Participou do Documenta 12 (2007), em Kassel, da 55ª Bienal de Veneza (2013) e da 29ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (2010). Capa da revista ZUM #11, terá exposição retrospectiva no IMS em 2025.
10h - 20h | Exposições
Corpo preta, instalação de muSa michelle mattiuzzi
Biblioteca de fotografia - 1º andar
Exposição Convocatória de fotolivros Festival ZUM 2024
Biblioteca de fotografia - 1º andar | Entrada gratuita
10h - 13h | Oficina Colagem Seiva: como reimaginar o eterno uso de imagens coloniais
Com artista Gê Viana
Sala multiuso - 9º andar | Entrada gratuita, Lugares limitados (15 vagas)
Nessa oficina de colagem, a artista maranhense Gê Viana apresenta seu trabalho artístico e convida os participantes a refletirem sobre arquivos coloniais e pessoais, criando coletivamente outras possibilidades de imagens.
Material necessário: Trazer imagens de revistas, publicações ou imagens pessoais que possam ser recortadas e coladas.
Gê Viana
Fotógrafa, performer e pesquisadora. Apresentou as exposições Retirar o sol das cabeças, uma reza das imagens (2022), na Galeria Superfície (SP), e Layers, Loops, Lines!, no Museu de Arte de Borås, na Suécia. Foi residente da Bolsa Pampulha em 2018-2019. Vencedora do Prêmio Pipa 2020. Publicada na revista ZUM #25
11h | 10 proposições para o futuro da fotografia: homenagem a Mauricio Lissovsky
Ronaldo Entler, Lívia Aquino e Pio Figueroa conversam com Rony Maltz
Biblioteca de fotografia, 1º andar | Entrada gratuita, Lugares limitados (distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Bate-papo com exibição de trecho do filme É, exatamente, o futuro (2022), de Pio Figueroa. Grande pensador da fotografia no Brasil, o historiador Mauricio Lissovsky (1958-2022) liberta a fotografia da prisão do instante para ajudar a pensar o passado e o futuro.
Ronaldo Entler
Pesquisador, crítico de fotografia, professor dos cursos de artes e comunicação da FAAP e colunista da ZUM. Publicado da revista ZUM #19.
Lívia Aquino
Pesquisadora, professora e artista, doutora em Artes Visuais e mestre em Multimeios pela Unicamp. Participou de exposições no Parque Lage, na Fundação Joaquim Nabuco e na Pinacoteca de São Paulo, entre outras. Fui curadora das exposições À escuta e Todo corpo em deslocamento tem trajetória, ambas em 2024, em Belém (PA).
Pio Figueroa
Fotógrafo e diretor de cena. Participou das mostras Ver do meio (2015), no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, e Carnaval (2014), no Wexner Center, em Ohio, EUA, entre outras. Premiado na Academia Brasileira de Cinema como co-diretor da série Quebrando o tabu (2019), do GNT. É diretor na produtora Piloto.
Rony Maltz
Doutor em Artes Visuais pela EBA/UFRJ e mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY). É editor da Revista ZUM.
11h - 17h | Feira de fotolivros + lançamentos com autores
Térreo | Entrada gratuita
DEBATES
Cinema - 3º andar. Lugares limitados (capacidade 145 lugares). Distribuição de senhas para qualquer uma das mesas da programação do dia, a partir das 12h na Bilheteria. (1 senha por pessoa).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
14h | Mesa 4: Tecnologias de resistência
Giselle Beiguelman, biarritzzz e Guilherme Bretas conversam com Pollyana Quintella
Da inteligência artificial à imagem de baixa resolução, artistas investigam como usar as tecnologias visuais para reescrever a história, subverter os arquivos e desafiar as visões coloniais.
Giselle Beiguelman
Colunista do site da ZUM, artista e professora da FAU-USP. É autora de Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera (2021) e Memória da amnésia: políticas do esquecimento (2019), entre outros. Publicada na revista ZUM #18.
biarritzzz
Artista transmídia. Expôs no MAM Rio, no Centro Cultural São Paulo e na Kunsthall Trondheim, na Noruega, e participou da The Wrong Biennale e do FILE, entre outros. Integra os acervos do Rhizome Artbase (New Museum), da Fundação KADIST e do Instituto Moreira Salles. Foi indicada ao Prêmio Pipa em 2023 e 2024.
Guilherme Bretas
Artista visual e arquiteto, graduando pela FAU-USP. Foi curador da exposição Tebas: uma pedra no chão (2023), no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), e participou com a Frente 3 de Fevereiro da 35ª Bienal de São Paulo (2023). Foi indicado ao Prêmio PIPA em 2023.
Pollyana Quintella
Escritora, pesquisadora e curadora da Pinacoteca de São Paulo. É doutoranda pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e mestra em história da arte pela mesma instituição.
16h | Mesa 5: Sonhar pra ser
Rico Dalasam e Sabrina Fidalgo conversam com Adriana Ferreira Silva
Os desafios da orfandade, narrados pelo rapper Dalasam, ou a luta contra o racismo histórico, exposto pela cineasta Fidalgo, mostram que é preciso inventar palavras e imagens para sonhar com outras realidades.
Rico Dalasam
Cantor e compositor, representante do “queer rap”. Lançou os discos Orgunga (2016), Fim das tentativas (2022) e Escuro brilhante, Último dia no orfanato Tia Guga (2023), que se desdobrou no podcast Último dia no orfanato Tia Guga.
Sabrina Fidalgo
Roteirista e diretora de cinema. Seus filmes Rainha (2016) e Alfazema (2019) ganharam prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. Participou da exposição Abre-alas (2022), na galeria A Gentil Carioca, do festival Encontros da Fotografia, em Arles (2023), e do programa de videoarte MIRA na ArtRio (2024).
Adriana Ferreira Silva
Jornalista, escritora e curadora. Cofundadora da agência de criação Grená. Curadora da Jornada Galápagos de Jornalismo. Escreve para as revistas Quatro cinco um e Numéro Brasil.
Quando
2 e 3/11/2024, sábado e domingo
Onde
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Verificar detalhes em cada atividade.
A revista ZUM é uma publicação do IMS dedicada ao universo fotográfico que, por meio de ensaios, textos e entrevistas, provoca a reflexão sobre a estética, narrativas e conceitos da linguagem fotográfica.