Curso
4 aulas com Bob Wolfenson
Parte de Histórias da fotografia, parte II
Quando
3, 10, 17 e 24/4 de 2018
Terças, das 19h às 21h
Inscrição
Até a primeira aula do módulo
R$ 200. Vendas pelo Eventbrite
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
O século XX mostrou que não existe moda sem fotografia. A criação de um estilista, da fabricação das roupas à escolha dos modelos, só se completa quando termina em uma imagem. Este curso acompanha a história da fotografia de moda – território de figuras como Irving Penn, Richard Avedon, Anna Wintour, Juergen Teller, Annie Leibovitz e Otto Stupakoff, entre muitos outros – para mostrar um universo exuberante e às vezes polêmico, capaz de absorver qualquer influência e de transformar não só as roupas, como a música, o cinema, o comportamento e a cultura de rua.
Inscrições até a primeira aula.
4 aulas, R$ 200. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas apenas pelo Eventbrite.
Um dos principais retratistas e fotógrafos de moda e nu em atividade no Brasil. Foi cocurador da mostra Otto Stupakoff: beleza e inquietude, realizada no IMS Rio. Publicou também fotolivros autorais, como Belvedere e Apreensões, e edita a revista S/N.
1) O período pioneiro da fotografia de moda através dos fotógrafos mais relevantes: Barão De Meyer, Cecil Beaton, George Hoyningen-Huené, Man Ray, Edward Steichen, Horst P. Horst e Erwin Blumenfeld.
2) A explosão artística e criativa do pós-guerra, que encontrou na fotografia de moda um vetor pulsante de experimentações visuais e uma atitude não conformista. David Bailey, Helmut Newton, Guy Bourdin, Diane Arbus, William Klein, Gordon Parks, Richard Avedon e Irving Penn.
3) O impacto das novas tecnologias, mídias sociais e novas causas na produção de imagens de moda hoje. Annie Leibovitz, Terry Richardson, Steven Meisel, Mario Testino, David LaChapelle, Inez & Vinoodh, Mert Alas & Marcus Piggott, David Sims, Bruce Weber e jovens fotógrafos que despontam no cenário mundial.
4) A fotografia de moda no Brasil, centro periférico no cenário da moda mundial que viveu e vive ciclos de grande efervescência e criação alternados com períodos de marasmo, descrença e crise econômica. Otto Stupakoff, Tripolli, Miro, J.R. Duran, Gui Paganini e a novíssima geração.