Idioma EN
Contraste

Fotografia e memória

A água é uma máquina do tempo

Oficina

3 encontros com Aline Motta. Parte do Festival Feira Preta 2020

Quando

27, 28 e 29 de novembro de 2020, sexta a domingo, às 16h

Evento online e gratuito

ESGOTADO. Mais informações abaixo.

A oficina propõe um mergulho nos processos de criação de Aline Motta. Partindo de suas pesquisas em arquivos públicos e privados, a artista irá mostrar como sua poética está intimamente ligada com a memória e trajetória de vida de alguns de seus familiares. Ao longo dos encontros serão oferecidas aos participantes estratégias e ferramentas a fim de que possam desenvolver pesquisas artísticas partindo de suas próprias histórias de vida e experiências em suas comunidades.

Ao término da oficina a gravação do primeiro encontro será publicada no canal de Youtube do IMS. Os demais encontros não serão gravados.

Essa oficina não exige conhecimento prévio e é indicada a interessados em artes visuais e processos artísticos vinculados à memória.

Tradução simultânea em Libras e legendas automáticas em português.

Outros Fundamentos #3, 2017-2019. Foto de Aline Motta

Aula 1

Os demais encontros foram gravados.


Sobre Aline Motta

Nasceu em Niterói (RJ), vive e trabalha em São Paulo. É bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e pós-graduada em Cinema pela The New School University (NY). Combina diferentes técnicas e práticas artísticas, mesclando fotografia, vídeo, instalação, performance, arte sonora, colagem, impressos e materiais têxteis. Sua investigação busca revelar outras corporalidades, criar sentido, ressignificar memórias e elaborar outras formas de existência. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça 2019. Recentemente participou de exposições importantes como Histórias Feministas (MASP, 2019); O Rio dos Navegantes (Museu de Arte do Rio, 2019) e Histórias Afro-Atlânticas (MASP/Tomie Ohtake, 2018).


Como participar

ESGOTADO

Quando
27, 28 e 29 de novembro, sexta a domingo, às 16h
30 vagas

Grátis, com inscrição prévia.
O evento acontecerá através da plataforma Zoom.

Essa oficina não exige conhecimento prévio e é indicada a interessados em artes visuais e processos artísticos vinculados à memória.


Sobre o Festival Feira Preta

Maior festival de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, o Festival Feira Preta terá sua versão online em 2020. O evento, que reuniu mais de 200 mil pessoas em suas edições, promove uma programação online nas principais plataformas digitais do país.

O Instituto Moreira Salles fortalece seu segundo ano de parceria com o festival, promovendo atividades vinculadas ao tema da memória. A programação desenvolvida por diferentes áreas do IMS, propõe várias linguagens artísticas, interseccionadas pelos conceitos de memórias individuais, memórias coletivas, etnobiografia, preservação e coleção.


Mais eventos

Mais IMS