Uma aproximação à sintaxe da linguagem visual para interessados em reconhecer seus princípios em imagens fotográficas. Em aulas expositivas e dialogadas, aborda os níveis físico, descritivo e mental das fotografias a partir das definições do fotógrafo Stephen Shore* com propostas práticas e apreciação coletiva dos resultados semanalmente.
Pré-requisitos
Os participantes devem dispor de uma câmera digital, ter meios de enviar os arquivos para a professora nos prazos estipulados em aula e mostrar no primeiro encontro aquela que considera sua “primeira” fotografia.
Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas. Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
1) Apresentação dos atributos fotográficos físicos e formais, segundo as descrições de Stephen Shore. Considerações sobre as dimensões sensíveis da fotografia para cada um dos participantes. Apresentação da caixa de amostras de processos históricos produzida por Roger Sassaki. Proposta de realização de fotografias considerando diferentes pontos de vista. Definição de cronograma para envio dos arquivos a serem impressos e analisados a cada encontro.
2) Apreciação coletiva das fotografias impressas dos participantes realizadas a partir da primeira proposta. Reflexões sobre o caráter transparente e o caráter opaco de fotografias ao visualizar obras referenciais selecionadas por Stephen Shore em seu livro.
3) Apreciação coletiva das fotografias impressas dos participantes cuja busca se fez a partir das comparações de Shore entre fotografias opacas e transparentes. Retomada das noções técnicas de profundidade de campo em fotografias e entendimento, a partir dos exemplos, das relações estabelecidas para manifestar o nível mental do fotógrafo e afetar o do fruidor da imagem.
4) Apreciação coletiva das fotografias impressas dos participantes a partir da proposição de relacionar a profundidade de campo e o nível mental. Encaminhamento de discussão sobre modelos mentais que podem nortear ou se revelar em uma pesquisa visual fotográfica.
5) Apreciação coletiva das fotografias impressas dos participantes que conotam modelos mentais, poéticas visuais. Indicação de interlocuções com obras de outros fotógrafos e artistas.
6) Apreciação coletiva da seleção das fotografias impressas mais representativas do processo de cada participante e do grupo formado. Exercício de edição coletiva de uma sequência de exposição de tal conjunto.
* SHORE, Stephen. A natureza das fotografias: uma introdução. Tradução de Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
É artista e professora de fotografia na Faap e na Belas Artes. É responsável pela organização das atividades dos ateliês do IMS Paulista.
ESGOTADO
Quando
Turma A: 30/3 e 6, 13, 20, 27/4 e 4/5/2022, quartas, das 19h às 21h
Turma B: 11, 18 e 25/5 e 1, 8 e 15/6/2022, quartas, das 19h às 21h
Inscrição
Devido à alta procura, as vagas para este curso estão esgotadas.
Novas vagas poderão ser disponibilizadas na plataforma em caso de desistências.
Cada turma: 6 encontros, R$ 180 (inteira) R$ 90 (meia). Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Lugares limitados (12 vagas por turma).
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
Protocolos de participação
A entrada ao IMS Paulista será liberada mediante apresentação de certificado de vacinação e documento oficial com foto.
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►
Vacine-se. Use máscara, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.