Elson Rabelo apresenta resultados de pesquisas sobre trajetórias e práticas de fotógrafos negros, e as formas de arquivamento de suas imagens no Brasil contemporâneo. Destaca o trabalho do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, criado em Salvador, em 1990, e discute os desafios para a pesquisa, a conservação e a extroversão das imagens, bem como as soluções encontradas pela história oral. Problematiza o regime de visualidade no esforço de combate à desigualdade racial do qual elas surgiram e de fazer jus ao projeto antirracista dos fotógrafos, imprescindível para a história visual e a historiografia.

Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.

Apoio:

Daniele Queiroz
Curadora de Arte Contemporânea do IMS. Foi curadora das exposições 'Zanele Muholi: Beleza valente' e 'Entre Nós: Dez anos de Bolsa ZUM/IMS'. É fundadora da plataforma ‘A história é outra’, que pesquisa e difunde o trabalho de artistas mulheres no campo da fotografia. Desde 2020, faz o acompanhamento curatorial dos artistas selecionados pela Bolsa ZUM/IMS.

Eduardo Augusto Costa
Docente da FAU-USP, atua no Programa de Pós-Graduação em Design, onde desenvolve a pesquisa História Ambiental do Design. Coordena o Laboratório Design, História, Matéria e Memória (DHMM), é Coordenador Didático da Biblioteca da FAU-USP e é um dos coordenadores nacionais do GT de Imagem, Cultura Visual e História da ANPUH. É especialista em cultura visual, história do design, história ambiental, patrimônios e arquivos.

Elson Rabelo
Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (Colegiado de Artes Visuais), colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia - UFBA, pesquisador do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, coordenador do grupo de trabalho Cultura Visual, Imagem e História da Associação Nacional de História - ANPUH, membro da Red Latinoamericana de Historia de la Fotografía, e integrante da Coordenação Geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, do Governo Brasileiro.

Iara Lis Schiavinatto
Professora Titular do Instituto de Artes (IA) da UNICAMP, atua nas Pós-Graduações da História e das Artes Visuais. É Coordenadora de Extensão do IA. Bolsista CNPq tem pesquisado os acervos dos Ferrez (Marc e Gilberto). É especialista em cultura visual, políticas de história e memória e estudos de mídia.
Sergio Burgi
Coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais na USP, tem mestrado em Conservação Fotográfica na School of Photographic Arts and Sciences, do Rochester Institute of Technology (EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte entre 1984 e 1991.
Quando
14/8/2025, quinta, 19h
Onde
IMS Paulista
9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Distribuição de senhas a partir das 18h. Limite de 1 senha por pessoa
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
