Neste encontro, e em diálogo com a exposição Daido Moriyama: uma retrospectiva,o fotógrafo e pesquisador Lucas Gibson falará sobre os fotolivros Japan, a Photo Theater (2018) e Osaka (2016), após uma breve introdução sobre o artista japonês e seu processo de produção de livros.
Japan, a Photo Theater foi o primeiro livro de Daido, originalmente publicado em 1968, no qual já aparecia o tipo de visualidade que viria a se tornar sua marca registrada. Nele, o artista combina fotografias de membros de um grupo itinerante de teatro a registros feitos nas ruas, em danceterias e clubes de striptease, além de imagens apropriadas. Osaka, por sua vez, que contém fotos realizadas entre 1995 e 2006 em sua cidade natal (que dá título à série), é seu livro da saudade, lançado mais de cinco décadas depois de ter se mudado de lá para Tóquio.
É artista, professor e pesquisador. Mestre em Artes Visuais pela EBA-UFRJ e pós-graduado em Fotografia e Imagem pelo IUPERJ/UCAM, é pesquisador do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA) da USP/Unifesp e da Coordenadoria de Assuntos da Ásia (CEÁSIA) da UFPE. Entre 2014 e 2015, estudou língua, literatura, lei e cultura japonesa na Universidade de Osaka. A fotografia e os fotolivros japoneses do pós-guerra e contemporâneos constituem seus principais temas de pesquisa, tendo ministrado aulas e publicado diversos textos a respeito.
Quando
14/5/2022, sábado, às 11h
Entrada gratuita
Lugares limitados (35 vagas)
Distribuição de senhas 60 minutos antes do evento. Limite de 1 senha por pessoa.
PROTOCOLOS DE VISITA AO IMS PAULISTA ►
Vacine-se. Use máscara, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.
Artistas, críticos e curadores conversam com o público sobre seu fotolivro favorito, ou aquele que não tem saído de suas cabeceiras, explicando sua escolha.