Curso
Com José Carlos Marques, Juca Kfouri, Bernardo Buarque (org.) e Celso Unzelte
Parte de Cursos e oficinas 2019/2
Quando
11, 18 e 25/9 e 2/10/2019, quartas, das 19h às 21h
Ingressos
IMS Paulista
Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Uma travessia panorâmica acerca da história do futebol no século XX e da vida social brasileira no período, tendo por base expoentes do fotojornalismo no Brasil. Cada encontro aborda aspectos técnicos, estéticos, históricos e esportivos de um fotógrafo, veículo ou período.
O curso não exige conhecimento prévio do tema.
Quando
11, 18 e 25 de setembro e 2 de outubro de 2019, quartas, das 19h às 21h
R$200 por 4 aulas ou R$70 por aula individual
45 vagas
Vendas pelo Eventbrite
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos
VENDAS PARA O CURSO COMPLETO - A PARTIR DE 1/7
Pacote com os 4 encontros
VENDAS PARA AULAS INDIVIDUAIS - A PARTIR DE 1/7
11/9: Introdução ao fotojornalismo esportivo: imagens fotográficas e narrativas jornalísticas na imprensa brasileira, com José Carlos Marques
18/9: Thomaz Farkas e o estádio do Pacaembu, com Juca Kfouri
25/9: José Medeiros e a Copa de 1950, com Bernardo Buarque
2/10: A fotografia nos periódicos esportivos: um panorama do século XX aos dias atuais, com Celso Unzelte
José Carlos Marques é professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Ciências Humanas da Unesp (campus de Bauru). Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e líder do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação sobre Esporte e Futebol).
Bernardo Buarque é professor da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CPDOC). Pós-doutor pela University of Birmingham e autor do livro O descobrimento do futebol: modernismo, regionalismo e paixão esportiva em José Lins do Rego.
Juca Kfouri é cientista social e jornalista formado na Universidade de São Paulo. Foi editor das revistas Placar e Playboy. Atualmente é cronista do jornal Folha de S.Paulo e comentarista do canal ESPN, da rádio CBN e do portal UOL. É autor de Confesso que perdi: memórias.
Celso Unzelte é jornalista, mestre em Comunicação e professor da Faculdade Cásper Líbero. Foi editor das revistas Placar e Quatro Rodas. Atualmente é comentarista esportivo da ESPN e do programa Cartão Verde, da TV Cultura. Publicou 14 livros sobre o futebol e sua história.
11/9 - Introdução ao fotojornalismo esportivo: imagens fotográficas e narrativas jornalísticas na imprensa brasileira, com José Carlos Marques
O fotojornalismo esportivo nas capas de diários impressos brasileiros. A importância da imagem para a construção de narrativas jornalísticas a partir de discursos verbais e não verbais. A contribuição de Domício Pinheiro e Reginaldo Manente para a memória imagética do futebol.
18/9 - Thomaz Farkas e o estádio do Pacaembu, com Juca Kfouri
A estética do fotógrafo húngaro na construção de imagens do primeiro estádio público do país. O imaginário nacional e futebolístico na década de 1940. O papel do fotojornalismo na imprensa esportiva brasileira do período.
25/9 - José Medeiros e a Copa de 1950, com Bernardo Buarque
A estética do fotógrafo piauiense na produção de imagens no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A realização da Copa do Mundo de 1950 no Brasil e seu registro imagético. A construção de um olhar em preto e branco sobre o futebol brasileiro e carioca na década de 1950 pelas lentes de Medeiros.
2/10 - A fotografia nos periódicos esportivos: um panorama do século XX aos dias atuais, com Celso Unzelte
A evolução (ou involução?) da estética do futebol pelas fotos publicadas em revistas especializadas ao longo dos últimos 100 anos, passando também pelos seguintes títulos: A Cigarra Sportiva (1917), Sports (1919), Sport Illustrado (1938), O Globo Sportivo (1938), A Gazeta Esportiva Ilustrada (1953), Manchete Esportiva (1955) e Revista do Esporte (1959), além das diversas fases da própria Placar, até os dias atuais.
Com destaque para a fotografia e voltada tanto para o público leigo quanto para quem deseja aprofundar os conhecimentos, a programação de cursos contempla também áreas como música, cultura pop e artes visuais, além de dialogar com as exposições em cartaz no centro cultural.