Música
Roda de samba com representantes das velhas guardas do Camisa Verde e Branco, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde e Vai-Vai.
Quando
25/1/2026, domingo, 15h
Evento gratuito
Mais informações abaixo
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
No aniversário de São Paulo, o IMS recebe uma gira de samba em homenagem a Geraldo Filme (1928–1995). Cantor, compositor, cronista da cidade e ativista da cultura negra, Filme é referência na construção da identidade cultural afro-paulista e na história do samba na capital. Reunindo integrantes das Velhas Guardas de tradicionais escolas da cidade, o encontro conecta passado e presente por meio de músicas, histórias e batuques, evocando os territórios, personagens e lutas cantados por Geraldo Filme. A gira dialoga com o podcast “Geraldo Filme e o samba paulista”, recém lançado pela Rádio Batuta e idealizado por Tadeu Kaçula, responsável pela curadoria do acervo homônimo.

Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Mestras e Mestres das velhas guardas
- Tia Neide | Camisa Verde e Branco
- Dona Bernadete | Unidos do Peruche
- Marco Antônio | Nenê de Vila Matilde
- Fernando Penteado | Vai-Vai
Músicos
Reginaldo Moraes, Felipe Barba, Bob Mendes, Rodney Alves, André Yaco, Crioulo Léo e Luana Souza.
Curadoria
Tadeu Kaçula
Produção
Talita Santos
Som
Lilla Stipp
Dona Bernadete (Unidos do Peruche)
Conhecida como a Tulipa Negra do Samba, a paulistana construiu uma trajetória marcante no samba. É autora de sucessos como Farsa do Amor e Jogo da Vida, e ao longo de sua carreira conviveu com nomes importantes da cena, como Armando da Mangueira, Walter Guariglio e Royce do Cavaco. Em 2012, quebrou estigmas ao se tornar a primeira mulher a assumir a direção da ala de compositores da Unidos da Peruche, consolidando seu protagonismo na história do samba paulistano.

Fernando Penteado (Vai-Vai)
Sua trajetória revela como o Bixiga preserva sua memória. Nascido no bairro e herdeiro da linhagem dos fundadores do Vai-Vai, ele transforma em poesia as vivências compartilhadas nos quintais, botequins e quadras, registrando o dia a dia local e a história da escola.

Marco Antônio (Nenê de Vila Matilde)
É uma voz que, há mais de meio século, transforma a Zona Leste em carnaval, atuando como compositor e intérprete, e deixando sua marca na história do samba da região. Membro da velha guarda da Nenê de Vila Matilde, é guardião da memória e da tradição do samba paulistano, referência para novas gerações e presença constante na construção cultural da escola e do carnaval da cidade.

Tia Neide (Camisa Verde e Branco)
Construiu sua história no samba paulista a partir do convívio, da oralidade e do cuidado com a comunidade, tornando-se uma liderança natural no Camisa Verde e Branco. Sua atuação ultrapassou o carnaval, fortalecendo laços entre gerações e mantendo vivos os valores dos antigos cordões, do samba tradicional e da ancestralidade negra em São Paulo. Reconhecida pelo respeito e pela sabedoria, ela se firmou como matriarca não apenas da escola, mas de um modo de viver e transmitir o samba paulista.
1. Hino do Peruche (B. Lobo)
2. Hino da Nenê (Armando da Mangueira)
3. Hino do Camisa (Talismã e Jordão)
4. Hino do Vai-Vai (Geraldo Filme)
5. Eu vou mostrar (Geraldo Filme)
6. Vai cuidar de sua vida (Geraldo Filme)
7. Último sambista (Geraldo Filme)
8. Festival do Rei Café (Geraldo Filme)
9. Tebas o "escravo" (Geraldo Filme)
10. Festas e tradições de Pirapora (Geraldo Filme)
11. Batuque de Pirapora (Geraldo Filme)
Quando
25/1/2026, domingo, 15h
Onde
IMS Paulista
Térreo
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
Entrada gratuita
Entrada livre. Lugares limitados (150 lugares em pé + 30 lugares sentados (público preferencial)).
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
