Grace Passô e Malu Avelar
Conversa
Quando
23 de agosto de 2021, segunda, às 19h
Evento online e gratuito
Atriz e autora do curta-metragem República, que realizou para o Convida – iniciativa do IMS de incentivo à criação artística durante a pandemia –, Grace Passô tem encontro marcado com a coreógrafa mineira Malu Avelar no dia 23 de agosto, às 19h, em live mediada pela deputada e educadora Erica Malunguinho, transmitida pelos canais do IMS no Facebook e no YouTube.
O programa faz parte da série IMS Convida para conversar, que desde o início de maio busca refletir sobre os trabalhos de alguns dos 171 artistas individuais ou integrantes de coletivos comissionados pelo Instituto para produzirem obras entre abril e dezembro de 2020. República, de Grace Passô, acabou sendo um dos vencedores da categoria curta-metragem do Prêmio Abraccine 2020, promovido pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.
Sinopse de República: Um xamã descobre que o Brasil é um sonho. Nada da experiência que se tem do país é real e, a qualquer momento, seja lá quem estiver sonhando o Brasil pode acordar - e, assim, tudo o que nós vivemos e conhecemos sobre nossa nação pode acabar.
República, trabalho de Grace Passô no Programa Convida ►
Todo o acervo de trabalhos realizados para o programa IMS Convida está disponível no site e nas redes sociais do IMS, reunindo um elenco de artistas representativo das questões de diversidade e identidade de raça, gênero e região no contexto social e cultural no Brasil contemporâneo.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Erica Malunguinho
É educadora, artista plástica e política brasileira filiada ao PSOL, Partido Socialismo e Liberdade. Em 2018, foi eleita deputada estadual por São Paulo, sendo a primeira mulher transexual da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Grace Passô
Atriz, dramaturga, cineasta e diretora de teatro. Foi premiada no teatro pelo Shell (SP e RJ), APCA e Prêmio Leda Maria Martins. No cinema recebeu prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema do Rio, no Festival de Brasília, no FICSUR (Argentina) e no Festival de Turim, na Itália.
Malu Avelar
Mineira de Sabará, iniciou sua formação artística em BH no CEFAR – Centro de Formação Artística do Palácio das Artes e no Grupo Jovem Compasso. Desenvolve agora seu trabalho artístico na cidade de São Paulo, com parcerias e projetos independentes. Seus últimos trabalhos tiveram como ponto de partida a pesquisa corporal "Corpo Negro: Tensão e Urgência".
Quando
23 de agosto de 2021, segunda, às 19h
Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite qualquer tipo de aglomeração.
Lançado pelo Instituto Moreira Salles em abril de 2020 em resposta aos danos causados à produção das artes pela pandemia, o programa Convida disponibilizou R$ 1,5 milhão em suas três fases para comissionar 171 artistas, individuais e coletivos, apresentados no site e nas redes sociais do IMS.
Os projetos tiveram afinidades com as áreas de programação e acervos do IMS (fotografia, cinema, música, literatura, artes visuais e desenho gráfico), mas não seguiram formatos fixos ou rígidos. Solicitou-se aos criadores apenas que respeitassem todas as medidas de proteção sanitária adotadas pelas organizações de saúde nos territórios onde vivem e trabalham.