Grupo de estudos de fotolivros

Curso

Com Fabio Messias

Quando

14 e 28/3, 11 e 25/4, 9 e 23/5, 6 e 27/6, quintas, das 19h30 às 21h30

Inscrições

ESGOTADO (lista de espera disponível). Mais informações em Como participar

IMS Paulista

Sala de aula
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

O livro de fotografia contemporâneo, chamado fotolivro, atingiu nos últimos anos um alto nível de complexidade conceitual e de produção, com fotógrafos de todas as partes do mundo assumindo-o como forma ideal para seus projetos. Tal fenômeno tem chamado a atenção de pesquisadores tanto para a importância dos livros dentro da história da fotografia como para a sua relevância para o campo do livro de artista. Este grupo de estudos pretende abordar boa parte das questões que envolvem o fotolivro contemporâneo, a saber: seu potencial como suporte para a fotografia, suas possibilidades conceituais e narrativas através da sequência fotográfica, as formas de produzi-los e difundi-los, o mercado, o colecionismo etc. Tais temáticas serão debatidas de forma horizontal com todos os participantes, através da análise de fotolivros brasileiros e estrangeiros e também da leitura de textos críticos. O grupo se reunirá quinzenalmente na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista e contará com um mediador propondo diferentes autores, títulos e temas para discussão durante os encontros.

Pré-requisito

Não há, embora seja desejável que os participantes tenham prévio interesse pelo universo do fotolivro.

Observação: Este não é um grupo de acompanhamento de projeto
Foto de Maria Clara Villas durante o Festival ZUM 2017.

Como participar

ESGOTADO. Lista de espera disponível no Eventbrite.
R$ 100 por 8 encontros
12 vagas

Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.


Sobre Fabio Messias

É designer gráfico e fotógrafo. Foi o vencedor do Prêmio Brasil Fotografia/Porto Seguro de 2012. Junto com Renata Baralle e Walter Costa fundou o TRAMA – Fotolivros em Discussão em 2014.


Conteúdos relacionados