Idioma EN
Contraste

Guardando memórias: oficina de criação de objeto para guardar memórias

Oficina

Com Leandro Mizael e Natália Homero

Quando

13/9/2025, sábado, das 10h às 12h

Inscrição a partir de 29/8

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo

IMS Paulista

Ateliê 1 - 9º andar

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

Você se lembra de quando foi para a escola pela primeira vez? E de quando seu primeiro dente caiu? A oficina "Guardando memórias" é um convite às famílias para investigarem, juntos, suas recordações individuais e compartilhadas e criarem objetos que guardem memórias. Traga seu pedacinho de lembrança! Podem ser fotos, algo escrito, objetos... e vamos criar juntos um álbum de memórias! A oficina tem conexão com a exposição Paiter Suruí: Gente de Verdade, que apresenta através de fotografias, memórias da história do Povo Paiter.

Material necessário: algum objeto ou imagem que seja importante para suas memórias.

 

Evento com interpretação em Libras, de acordo com a necessidade dos participantes.

Weitã Suruí, Roberto Suruí, Marimop Suruí, Noemi Suruí, Oyxibo Suruí, Itabira Suruí, Rosana Suruí, Walelasoepileman Suruí, Rebeca Suruí, Oytxepo Suruí, Oyexiener Suruí, Cacoal, anos 1990. No primeiro aniversário de Oyxibo, seus pais Itabira e Noemi decidiram organizar uma grande festa para celebrar a data especial. Todos os familiares foram convidados para compartilhar esse momento de alegria. Nesta foto também podemos ver os pais de Itabira, Marimop e Weitag, e alguns de seus filhos e sobrinhos. Fotógrafo desconhecido. Acervo Itabira Suruí.

Como participar

Quando

13/9/2025, sábado, das 10h às 12h

Onde

IMS Paulista
Ateliê 1 - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Entrada gratuita

Lugares limitados (20 vagas). Duração: 120 minutos.
Classificação indicativa: 9 anos.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).


Exposição relacionada


Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

Acompanhe novidades, vídeos e programações no perfil imseduca no Instagram.